Após inspeção feita pelo Sintram, Prefeitura inicia limpeza e conservação das unidades de saúde

Na primeira quinzena desse mês, diretores do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) inspecionaram as condições de trabalho dos servidores municipais em cinco unidades de saúde.  Os diretores do sindicato estiveram na Policlínica e nas unidades dos bairros Morada Nova, Itaí, Afonso Pena e Jardim Primavera. O que eles encontraram foi assustador. Unidades com paredes mofadas, rachaduras, goteiras, equipamentos danificados e vários outros problemas que exigiam intervenção imediata.

Na Policlínica baldes são utilizados para conter as goteiras

Na busca de uma solução, a diretoria do Sintram reuniu-se com o secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, e mostrou os resultados dessas inspeções, solicitando uma reparação imediata para os muitos problemas encontrados. O secretário prometeu que providências seriam tomadas e isso já está acontecendo.  Essa semana a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou operações de limpeza de mofo nas unidades de saúde do município. As atividades começaram pelas unidades dos bairros Morada Nova, visitada pelo Sintram, e São José.

No posto do Bairro Morada Nova, o Sintram encontrou o prédio totalmente em condições inadequadas

A Semusa informou que outras unidades de saúde também passarão pela manutenção, dentre elas: Afonso Pena, Belo Vale/Rancho Alegre, Buriti, Danilo Passos, Itaí, Jardinópolis, Lagoa dos Mandarins, Niterói, Nova Holanda, Osvaldo Machado Gontijo, Primavera, Serra Verde e Vale do Sol.

Também passarão por reparos as unidades Djalma Dutra e pontos de apoio, além das unidades de Santo Antônio dos Campos e dos bairros Candidés, Jusa Paraíso, Nilda Barros, Nossa Senhora das Graças, Quilombo e São Paulo. Por fim, receberão atividades de manutenção as unidades do Bom Pastor, Centro Social Urbano (CSU), Ipiranga, Planalto, Maria Lúcia Gregório, Santos Dumont, São José e São Paulo.

Segundo a Semusa, “apesar dos esforços em resolver os problemas estruturais encontrados nas unidades pela secretaria, é inviável solucionar todas as situações simultaneamente em razão da grande demanda predial, assumida pela atual gestão da Prefeitura. Desde o começo do mandato, uma equipe foi constituída para gerenciamento da rede física e, com assinatura da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), as obras terão maior alcance”.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, elogiou o diálogo aberto com o secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva. “O diálogo é fundamental para resolver os problemas da cidade e felizmente temos esse diálogo sempre bastante franco com o secretário Alan Rodrigo. Os resultados estão aí, uma vitória importante conquistada pelo sindicato para melhorar as condições de trabalho dos servidores e a garantia de maior conforto aos usuários”, disse Luciana Santos.

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, que participou das inspeções, destacou a importância da participação dos servidores. “Essas melhorias estão sendo possíveis graças à atuação dos servidores que confiaram no seu sindicato, formularam as denúncias e nós, da diretoria, corremos atrás da solução. E elas estão aí. Isso deixa bastante claro a importância da participação dos servidores no dia a dia do Sindicato”, destacou.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Prefeitura inicia limpeza em unidades de saúde após inspeção feita pelo Sintram (Crédito: Diretoria de Comunicação/PMD)