Divinópolis retoma vacinação contra covid-19 de adolescentes sem comorbidades

Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES), a Prefeitura de Divinópolis retomo a vacinação contra covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que os adolescentes que já fizeram cadastro e estavam agendados para a vacinação na sexta-feira (17), não precisarão realizar novo cadastro. Esse público deverá procurar o drive thru do Centro Administrativo, nesta segunda-feira (20/9), no horário informado no comprovante de cadastramento.

No ato da vacinação, o adolescente deverá apresentar o Cartão SUS, Cartão da Unidade de Saúde e a Caderneta de Vacinação. A falta de qualquer um destes documentos impossibilitará a aplicação do imunizante. É essencial a presença de um adulto acompanhando o adolescente para que a vacinação possa ser realizada.

A Prefeitura solicita a todos que forem se vacinar que respeitem rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastro e tenha muita atenção ao local indicado no comprovante de cadastro. É fundamental o respeito a esses horários para que não haja filas.

A Semusa informou, ainda,  que o cadastro para vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, com deficiência permanente, comorbidades, síndrome de down, grávidas, puérperas, lactantes com filhos de até seis meses, continua em aberto no site da Prefeitura e no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19, conforme a disponibilidade de doses.

Junto com o cadastro dos adolescentes com comorbidades será emitida uma autodeclaração que os pais ou responsáveis devem informar a condição do adolescente. Além da declaração é obrigatório que, no dia da vacinação, seja apresentado também algum documento que comprove a condição especial como carteira de passe livre, cartão do BPC, matrícula em unidade de ensino especial (exemplo Apae), receita médica, dentre outros. Outros documentos obrigatórios são: Cartão SUS, Cartão da Unidade de Saúde e a Caderneta de Vacinação.

Pais e responsáveis de adolescentes, de 12 a 17 anos, com comorbidades, acamados ou com dificuldade de locomoção, poderão solicitar a vacinação contra a Covid-19 em domicílio, através dos telefones (37) 32296870, (37) 99105 0016 ou (37) 9 91811234.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram