Água do São Francisco será desviada para abastecer rio que banha Bom Despacho

Com a participação do governador Romeu Zema participou, aconteceu no sábado (28), em Bom Despacho, a cerimônia de lançamento do projeto de derivação do Rio São Francisco para o Rio Picão, que prevê a irrigação de 10 a 15 mil hectares para a produção de grãos e hortifrútis às margens do curso d’água, desenvolvendo a produção e a economia de toda a região. O Picão é o principal rio que banha o município de Bom Despacho e nos últimos anos perdeu mais de 70% de sua capacidade.

O projeto consiste na captação da água num ponto do rio São Francisco para jogar no rio Picão. A captação será feita no ponto onde o córrego dos Machados deságua no Velho Chico. A água será bombeada e despejada num lago, que será construído na cabeceira do rio Picão, para regular a sua vazão.

A estimativa é que o trabalho permita a irrigação de 10 a 15 mil hectares, para produção de grãos e hortifrútis às margens do Rio Picão. Além disso, ele permitirá ao município ter abastecimento de água por no mínimo mais 30 anos.

O prefeito de Bom Despacho, Bertolino da Costa Neto, falou sobre a importância da intervenção para toda a área. “É um projeto fantástico que poderá matar a sede da nossa gente de Bom Despacho e da região. Sede de água, mas, principalmente, a sede do desenvolvimento. Estamos firmes nesta iniciativa que será a maior do Centro-Oeste e de toda Minas Gerais”, afirmou.

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, um dos idealizadores do projeto, reforçou que, além do desenvolvimento da região, ele irá proporcionar sustentabilidade. “A evolução da agricultura mineira e brasileira está chegando em um nível que nós não podemos perder nenhuma potencialidade. Esta região é uma das mais prósperas e ela tem um degrau a subir, que é o problema da água. Aqui nós temos condições, em um projeto que não é complicado, que pode ser feito com intervenção do homem sem nenhum dano ecológico”, disse o ex-ministro.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o secretário-geral Mateus Simões, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região, e demais autoridades e lideranças locais.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Agência Minas