Pedido de reposição salarial dos servidores municipais de Divinópolis será de 15,5%

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, confirmou nesta segunda-feira (10) o índice de revisão salarial dos servidores municipais que será pleiteado junto à Prefeitura de Divinópolis. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (Ipead) divulgou hoje o acumulado em 2021 do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Minas Gerais, que ficou em 9,63%. De acordo com Luciana Santos, o pedido a ser formulado pelo sindicato ao prefeito é de uma reposição de 15,5%, computando o IPCA acumulado nos anos de 2021 e 2020 (5,3%). Como os servidores ficaram sem a revisão no ano passado, a reivindicação reúne os índices acumulados nos dois últimos anos, arredondando para 15,5%. A pauta de reivindicações da campanha salarial desse ano foi aprovada pelos servidores municipais em assembleia conjunta do Sintram e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (Sintemmd) realizada no dia 13 de dezembro. As reivindicações são as seguintes:

  • Recomposição salarial referente ao ano de 2021 no percentual de 5,3% retroativo a data base acrescido o índice de correção do IPCA do Ipead acumulado em 2022, que ficou em 9,63%, porém o pedido será feito com arredondamento do índice para 15,5%. .
  • Correção imediata em janeiro de 2022 do valor referente ao vale alimentação para R$ 20,00 acrescido a correção de R$1,00 a cada ano, a partir de 2023;
  • Convocação de CONCURSO PÚBLICO IMEDIATAMENTE a partir do início de 2022, para preenchimento de vagas existentes no serviço público municipal, garantindo estabilidade, empregabilidade e segurança aos concursados e receita adequada ao Diviprev;
  • Combate ao assédio moral dentro da Prefeitura
  • Que a Progressão Horizontal seja paga imediatamente a data de direito do servidor e não no ano seguinte.

A presidente do Sintram diz que espera a abertura imediata das negociações, que já foi pedida pelos Sindicatos. “Já enviamos ofício ao Executivo no dia 27 de dezembro pedindo a abertura das negociações e até agora não houve nenhum contato por parte da administração para marcar essa data. Nós vamos esperar o prazo legal para que o prefeito responda o ofício enviado e convoque a reunião, para dar início às negociações da Campanha Salarial 2022, pois o servidor, que ficou sem reposição no ano passado, está ansioso, e com muita razão, pois essa situação deve ser resolvida logo. Vamos deixar claro que apesar das perdas dos últimos anos não estamos pedindo nenhum absurdo e nem aumento real. Estamos pedindo apenas a reposição das perdas dos dois últimos anos”, lembrou Luciana Santos.

A revisão salarial é previsão constitucional para garantir o poder de compra dos salários. Em Divinópolis, além da Constituição, a revisão é garantida pela Lei 6.749/2008, que estabeleceu o gatilho. Pela lei, a revisão deveria ser acrescida automaticamente aos salários todos os anos a partir de 1° de março.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Em assembleia no dia 13 de dezembro, os servidores municipais de Divinópolis definiram a pauta de reivindicações (Crédito: Pollyanna Martins)