Sistema Tributário é o mais atingido pelas panes do novo software de gestão da Prefeitura e compromete guias do IPTU

Em encontro no dia 27 de novembro, o secretário de Fazenda, Gabriel Vivas, apresentou o novo sistema aos contabilistas (Foto: Dircom/PMD)

A Prefeitura de Divinópolis ainda não sabe quando as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão encaminhadas aos contribuintes. No ano passado o documento começou a ser entregue no mês de março, dentro de uma programação administrativa. Para esse ano, essa programação pode estar comprometida e a responsabilidade é da nova empresa de tecnologia contratada para fornecimento de novo software de gestão administrativa da Prefeitura.

De acordo com um servidor, o comprometimento na distribuição das guias do IPTU é uma hipótese que já vem sendo discutida nos bastidores da Prefeitura. De acordo com esse servidor, a expectativa da administração é que o sistema de gestão esteja totalmente apto até o fim desse mês, porém ainda assim poderão ocorrer atrasos e até erros que podem comprometer o valor do imposto a pagar.

O novo software do sistema de gestão integrada da Prefeitura começou a ser instalado em julho do ano passado. Seis meses depois, o sistema vem apresentando problemas recorrentes e tornou complicada a vida de qualquer cidadão que pretenda fazer uma consulta a informações públicas que obrigatoriamente devem estar disponibilizadas em meios eletrônicos. Também continua comprometido o acesso ao sistema tributário para a emissão de guias de pagamento de tributos e taxas municipais.

Fato grave ocorreu no pagamento dos servidores municipais do mês de dezembro. Dezenas de trabalhadores tiveram seus contracheques emitidos com erros graves, inclusive com salário a menos. Em nota, a Prefeitura disse que os problemas foram motivados por “algumas atualizações cadastrais”. Nesta quarta-feira (10) a Prefeitura procedeu ao ressarcimento dos valores que foram pagos a menos, porém já houve reclamações de que ocorreraam novos erros nesta folha complementar provados pela instabilidade do novo sistema de gestão.

Nesta sexta-feira, o sistema não consegue emitir vários documentos, entre eles guias de IPTU, certidão negativa de débitos e taxas diversas. O setor de tributos da Prefeitura informa através de um aviso que “o site está passando por manutenção”. O aviso pede ao contribuinte que agende atendimento presencial pelo telefone 3229-6516. De acordo com o setor de Tributos, o IPTU 2024 ainda não foi lançado.

PRESTADORA DO SERVIÇO

O novo software do sistema de gestão integrada usado pela Prefeitura de Divinópolis é fornecido pela Betha Sistemas, que desde julho do ano passado não consegue entregar a tecnologia necessária para o funcionamento da máquina pública. A empresa foi contratada pela Prefeitura em abril do ano passado. Já perto do fim do contrato, que encerra em abril desse ano, persiste a dúvida sobre a eficiência do software para gestão municipal. A Betha receberá R$ 4 milhões por um ano de contrato.

No dia 23 de novembro do ano passado as secretarias municipais de Fazenda (Semfaz), e de Administração (Semad), realizaram um encontro com os profissionais de contabilidade do Município.  O objetivo do encontro foi apresentar o novo sistema de emissão de nota fiscal da Prefeitura. O sistema foi apresentado como eficiente e rápido pelo secretário de Fazenda, Gabriel Vivas, que pelos resultados apresentados até agora, estava enganado.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram