Zema assina decreto de estado de emergência na saúde em Minas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em saúde pública no estado, em decorrência da pandemia de coronavírus. O texto, publicado na manhã desta sexta-feira (13) no Diário Oficial Minas Gerais, prevê a realização compulsória de exames médicos, coleta de amostras clínicas, testes laboratoriais e vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, Minas tem, até o momento, dois casos confirmados da doença, além de 117 casos suspeitos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, afirma investigar 289 possíveis infecções, de acordo com o boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (12).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (12), o segundo diagnóstico do novo coronavírus em Minas Gerais. Trata-se de uma mulher de 38 anos que mora em Ipatinga, no Vale do Rio Doce.

Segundo a pasta, a vítima viajou para Israel no último dia 20 e retornou ao Brasil nove dias depois, em 29 de fevereiro. Assim que voltou, ela apresentou os sintomas da doença: tosse, febre e dor na garganta.

Além dela, Minas tem outra paciente infectada, de 47, moradora de Divinópolis, Centro-Oeste do estado. Ela foi para a Itália em 20 de fevereiro e retornou ao Brasil em 2 de março. Três dias depois, apresentou dor muscular e coriza.

Fonte: SES