Vice-presidente do Sintram pede presença em massa do funcionalismo em assembleia amanhã

Em entrevista ao “Programa Direto ao Ponto” do jornalista Amaral Júnior, na Rádio Divinópolis, na manhã de hoje (20/03), o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, reforçou o convite a todos os trabalhadores municipais de Divinópolis para estarem “em massa”, amanhã (21/03), na assembleia da Campanha Salarial Unificada, que definirá a pauta de reivindicações a ser negociada com a Prefeitura Municipal de Divinópolis.

A assembleia será realizada juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Sintemmd, sendo a primeira convocação às 18h15 e a segunda para às 18h30. O local é na Rua Pará, 270, Centro (Salão da Igreja Batista).

O vice-presidente explicou que a data-base do funcionalismo é março, por isso a convocação dos sindicatos para que os servidores em assembleia definam qual o percentual de ganho salarial e do tíquete refeição, entre outros pontos relativos a condições de trabalho serão discutidos com a administração. “O servidor vem sofrendo uma série histórica de defasagem salarial e não somente o salário que iremos discutir, vamos tratar também do aumento do nosso tíquete refeição que a última revisão foi de apenas R$1 real, após a greve de 2016. Hoje o tíquete está em R$8 reais e se o servidor for fazer uma refeição no restaurante Castanheira, que é um dos mais baratos da cidade e muito bom também, ele sairá é devendo, então é um absurdo”, criticou.

GATILHO

O vice-presidente explicou que a lei do gatilho que prevê a revisão inflacionária automática no salário dos servidores apontou o índice de 4,59% (IPCA – IPEAD/UFMG) relativo a 2018, inclusive a Câmara Municipal já editou portaria cumprindo essa determinação, que traz a revisão a partir dos salários de março. Enquanto isso, a Prefeitura de Divinópolis não fez a mesma obrigação. “O prefeito já descumpriu a lei do gatilho em 2017, ao não conceder a integralidade do índice do período, tanto que tivemos que recorrer à Justiça. É bom esclarecer que esse índice é relativo à recomposição das perdas salariais da inflação, não se trata de aumento salarial, ganho real”, disse.

O vice-presidente disse que há embasamento jurídico para essa recomposição das perdas salariais e o Sintram “irá cobrar firmemente” neste ano para que o gatilho seja devidamente cumprido pelo Executivo. “Se o prefeito não cumpre a lei, isso é uma ilegalidade e iremos cobrar firmemente, inclusive dos vereadores para que o gatilho seja cumprido pela administração”, declarou.

PRESENÇA

Na entrevista, o vice-presidente reforçou mais uma vez o convite a categoria, explicando que a deliberação retirada nesta assembleia que norteará a pauta de trabalho a ser executa pela diretoria em negociação com a administração. “Esperamos os servidores em massa nesta assembleia”, finalizou. Movimento Sindical

Ao final da entrevista, o vice-presidente convidou todos os servidores e população para o “Ato de Protesto” que está sendo organizado pelo Movimento Sindical Unificado, que reúne 11 sindicatos, na próxima sexta-feira (22), a partir das 16h, com concentração na Praça da Catedral contra a PEC da Reforma da Previdência. “Convidamos a todos os trabalhadores para lutarem conosco contra essa Proposta que pretende acabar com a aposentadoria de todos os trabalhadores e trabalhadoras”, disse.