Vereador Flávio Marra volta atacar servidores municipais de Divinópolis

A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou na sessão desta quinta-feira (25), Projeto de Lei Complementar do vereador Edson Sousa (Cidadania) que cria o Conselho Municipal de Ética Pública (Comep). O projeto aprovado informa que o Conselho será um “instrumento de orientação e fortalecimento da consciência ética no relacionamento do agente público municipal com os cidadãos, entidades representativas, sindicatos, iniciativa privada e patrimônio público”.

Na discussão da proposta, o vereador Flávio Marra (Patriota) voltou a questionar a atuação de servidores municipais. Recentemente, sem apresentar nenhum tipo de prova, o vereador afirmou na Câmara, que havia servidores do Crevisa, que não estavam comparecendo ao trabalho e que nem castrações de animais estavam sendo feitas no local. Após o ataque do vereador, o Crevisa informou que não havia veterinário para as castrações no local. Informou, ainda, que os servidores que se encontravam ausentes, estavam trabalhando no castramóvel, unidade móvel de atendimento do Crevisa.

Ao justificar seu voto favorável ao projeto, Flávio Marra disparou ataques contra servidores. “A gente demorou para criar esse projeto (…) uma pequena minoria de funcionários da Prefeitura acha que são vitalícios e às vezes não quer desempenhar a função, não quer trabalhar como deveria. Então, o que a gente tá fazendo hoje aqui nessa Casa [criação do Conselho de Ética], que aquela minoria de funcionário da Prefeitura que acha que é o rei da cocada preta, então acabou. Agora a investigação vai ficar severa em cima ‘docês’ (sic). Se não tiver fazendo aquilo que é de obrigação fazer, providências serão tomadas”, afirmou. Flávio Marra voltou a atacar o Crevisa, afirmando que a unidade tem uma folha de pagamento mensal de R$ 110 mil e segundo ele, à vezes não funciona “como deveria funcionar”.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Wellington Silva, afirma que é lamentável a atitude do vereador Flávio Marra, que vem insistentemente atacando servidores municipais, construindo uma imagem negativa do trabalhador municipal. “Mais uma vez o vereador ataca servidores, especialmente do Crevisa, numa atitude intimidatória contra a classe. Esta não é a primeira vez que ele tenta jogar a população contra os servidores. Se há servidor, que não cumpre sua função, o vereador como fiscalizar pode comunicar o Executivo e pedir providências. Existe legislação pertinente que prevê o processo administrativo para servidores, que não estão cumprindo com seus deveres, o Sintram também não concorda com desvio funcional. No entanto, a forma que o vereador está atuando em plenário é lamentável e está claro que ele quer construir uma imagem negativa dos servidores para a população”, disse

O vice -presidente disse que ao invés de somente atacar a categoria o vereador deveria mostrar à população a importância do trabalho do servidor municipal.  “É preciso valorizar o trabalho dos servidores, que é tão essencial para o funcionamento da cidade e o atendimento ao povo. A pandemia deixou isso mais claro ainda, da importância do serviço público, esperamos que os vereador reconheça e respeite o trabalho dos nossos colegas. Utilize a fala não somente para atacar, mas mostrar para a população a importância do nosso serviço”, disse o vice-presidente.

Wellington Silva lembra, ainda, que quando se trata de salários, todos os servidores são pagos de acordo com sua classificação no serviço público. “Todos  os servidores são remunerados de acordo com seu GH, tudo dentro da legalidade. São servidores concursados, que têm qualificação para a função. Lamentável que o vereador continue usando o servidor como alvo para sua autopromoção, com críticas infundadas, sem consistências”, concluiu Wellington Silva.

A diretora conselheira do Sintram, Lucilândia Monteiro, também criticou a atitude do vereador de ataques à categoria. “Tolice querer atacar o servidor público, oportunismo é assim pedir voto para depois querer desmerecer o servidor, que trabalha muito e sempre é perseguido por políticos oportunistas. É preciso combater esses discursos desfavoráveis a nos servidores públicos, estudamos e com nossos próprios esforços passamos em concurso público, merecemos respeito”, disse a conselheira Lucilândia.