Varíola dos macacos: Bom Despacho confirma primeiro caso da doença na cidade e Divinópolis notifica primeiro caso suspeito

 

O primeiro caso confirmado da varíola dos macacos aconteceu na cidade de Bom Despacho. Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde informou que o primeiro caso na cidade foi confirmado por exames laboratoriais. Segundo a Secretaria, o caso vinha sendo acompanhado desde a semana passada.

Trata-se de um homem de 42 anos. A situação dele é estável. O paciente passa bem e está em casa, isolado, desde o dia em que passou a ser suspeito de ter contraído a doença. O paciente está sendo monitorado pelas equipes da Secretaria de Saúde.

“Bom Despacho está organizada para atender os casos suspeitos e confirmados da doença. Atentem-se para os sinais de febre, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, feridas na pele, inclusive nos órgãos genitais”, destacou a Secretária de Saúde da cidade, Tamara Bicalho.

DIVINÓPOLIS

Em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi atendido e notificado nesta quarta-feira (03), o primeiro caso suspeito da doença. O paciente foi atendido na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Interlagos.

Segundo a Semusa, os profissionais da Atenção Primária estão cientes do protocolo referente à doença e, por isso, “as medidas assistenciais aconteceram de forma adequada e em tempo oportuno”. A Semusa informou, ainda, que o paciente tem 15 anos, é do sexo masculino, sem histórico de viagem e sem histórico de contato com outra pessoa suspeita. Está passando bem clinicamente e segue isolado em domicílio, sendo monitorado pela UBS.

Ainda segundo a Semusa, a amostra já foi coletada na manhã desta quarta-eira e encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte para o exame laboratorial. A semusa disse que não sabe informar em quanto tempo sairá o resultado de confirmação ou não da doença.

A transmissão da varíola dos macacos se dá, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. O tratamento consiste em medidas de suporte com o objetivo de aliviar os sintomas, dor e prurido, e prevenir complicações. A grande maioria dos casos não apresentam gravidade. O período de incubação e geralmente de 6 a 16 dias, podendo chegar a 21 dias.

O kit para realizar a coleta é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde (SRS)/Divinópolis, e as equipes de saúde da família estão preparadas para atender e identificar casos de Monkeypox precocemente. A Semusa reitera que a população deve seguir a recomendação evitando contato com pessoas infectadas ou suspeitas.

MINAS GERAIS

Em Minas 314 casos da doença já foram notificados, sendo que 74 são considerados confirmados, 18 aparecem como prováveis, 112 são suspeitos e 110 já foram descartados. A primeira morte no país provocada pela varíola dos macacos aconteceu em Minas Gerais e foi confirmada pelo Ministério da Saúde no dia 29 de julho. O óbito de um homem, de 41 anos, que estava internado em Belo Horizonte.

Foi a primeira morte pela doença fora da África. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, de janeiro até o dia 22 de julho, cinco mortes foram registradas no mundo por varíola dos macacos, todas no continente africano, sendo três vítimas na Nigéria e duas na República Centro-Africana.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD