Surto de covid-19 atinge a Câmara Municipal de Divinópolis com quatro vereadores e vários servidores infectados

A Câmara Municipal de Divinópolis está passando por um surto de covid-19 e medidas emergenciais foram tomadas pelo presidente da instituição, Eduardo Print Júnior (PSDB). Quatro vereadores foram contaminados e segundo nota oficial do Legislativo, eles estão cumprindo quarentena em casa. Foram contaminados os vereadores Hilton de Aguiar (MDB), Ademir Silva (MDB), Josafá Anderson (CDN) e Israel Mendonça, o Israel da Farmácia (PDT). A Câmara confirmou ainda que “vários servidores” também foram contaminados pelo coronavirus, porém omitiu o número de trabalhadores atingidos. A Câmara também não informou o estado de saúde dos pacientes.

Os vereadores Hilton Aguiar, Israel da Farmácia, Ademir Silva e Josafá Anderson foram contaminados pelo coronavirus

Nesta segunda-feira (3), em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), está sendo feita a testagem de 60 servidores do Legislativo. Em nota, a Câmara disse que “a medida se fez necessária devido ao aumento de casos registrados no Legislativo na última semana. Ao todo, quatro vereadores que foram contaminados pelo novo Coronavírus, e servidores seguem em isolamento, aguardando resultado dos testes”.

Apesar do quadro, o presidente assegurou que a Câmara não vai paralisar as atividades. “O Poder Legislativo é um serviço essencial, de utilidade pública, especialmente neste momento de pandemia, onde diversos projetos de suma importância para a cidade passam pelo crivo dos vereadores e comissões. A Câmara não pode parar suas atividades num momento tão crucial”, disse  Print Júnior.

SANITIZAÇÃO

Segundo a Diretoria de Comunicação, nas últimas semanas, a Câmara Municipal adotou uma série de medidas visando diminuir o ritmo de contágio. Foram adquiridos seis totens de álcool gel, disponibilizados em pontos estratégicos da Casa, além da sanitização quinzenal de todos os setores em parceria com a Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal, sendo a última realizada na dia 28 de abril.

Na sexta-feira (30), quando houve a confirmação dos casos de covid-19 na Câmara, Eduardo Print Júnior determinou a suspensão do expediente desta segunda-feira (3), quando haverá uma desinfecção no prédio do Legislativo.

Nesta segunda-feira (3) será definido como ficará o funcionamento durante os próximos dias. A Mesa Diretora estuda a possibilidade da realização de Reuniões Ordinárias remotas, ação que está em estudo quanto à legalidade das votações de forma online.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram