Situação emergência: Prefeitura de Divinópolis divulga pacote de medidas preventivas ao Coronavírus e orienta servidores municipais

Compartilhe essa reportagem:

Por meio do decreto 13724/2020, a Prefeitura de Divinópolis determinou a suspensão de eventos com mais de dez pessoas e aulas em escolas públicas e privadas, buscando evitar o risco de contaminação do Novo Coronavírus (Covid-19). A deliberação começa a valer a partir da publicação do decreto nº 13.724/2020 nesta terça-feira (17/03), estendendo-se no período de 20 dias, podendo ser prorrogado.

A determinação segue indicações legais e se dá após a declaração de situação emergencial no município, segundo decreto Nº 13.722/2020, devido ao surto do Covid-19 em Divinópolis, classificada como “Zona de Transmissão do Coronavírus”. Além disso, o cenário epidemiológico global tem preocupado quanto à incidência do vírus. Logo, torna-se necessário a adoção de medidas preventivas e terapêuticas, buscando o controle efetivo da doença.

Estão suspensas a partir do dia 18/03 por um período de (20) vinte dias, podendo ser prorrogado: aulas das redes municipal pública e particulares; shows, eventos culturais e religiosos, catequeses e escolas dominicais, funcionamento de casas noturnas, academias, clubes sociais, bibliotecas e museus; Reuniões ordinárias de todos os Conselhos Municipais, ficando a convocação das reuniões extraordinárias, estritamente necessárias à deliberação de temas urgentes ou inadiáveis, submetida ao crivo de seu respectivo presidente; Visitas em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos); as cirurgias eletivas de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão suspensas a partir de 23/03, por tempo indeterminado.

Servidores Municipais

Ainda no decreto ficarão suspensas as férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa durante os meses de abril e maio. Os servidores com 65 anos ou mais, bem como os funcionários públicos imunodeprimidos e que realizam tratamento oncológico, serão dispensados por 20 dias, a partir de amanhã (18/03). Os servidores egressos de região com transmissão comunitária deverão ficar em isolamento domiciliar por 7 (sete) dias.

O servidor com febre e sintomas respiratórios condizentes com a infecção pelo Coronavírus deve ser orientado a buscar atendimento médico e a não permanecer no local de trabalho. Ficam também suspensos os atendimentos odontológicos na rede pública.

Ainda no decreto, a Prefeitura recomenda como medidas complementares para o enfrentamento do COVID-19:

1. utilização simultânea de elevadores por, no máximo, 3 (três) pessoas;
2. evitar aglomeração de pessoas (grupos de no máximo 10 (dez) pessoas);
3. sair da residência apenas por razões imprescindíveis – sendo esta medida recomendada, sobretudo, aos idosos;
4. não compartilhar telefones, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal.
5. adotar hábitos de higiene respiratória (“Etiqueta Respiratória”): utilizar, sempre que possível, lenços descartáveis ao higienizar o nariz ou ao tossir, a fim de não espalhar secreções com vírus; caso não haja um lenço à disposição, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar – lavando o antebraço assim que possível;

6. em ambientes corporativos: a. disponibilizar dispensadores com álcool-gel em locais visíveis; b. disponibilizar dispensadores com sabonete líquido nos banheiros; c. higienizar regularmente mesas, cadeiras, telefones, teclados e outros equipamentos que são manuseados de forma coletiva ou compartilhada, pois a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de Covid-19; d. não promover encontros, capacitações, reuniões que demandem a presença de mais de 10 (dez) pessoas, cuidando sempre de priorizar a realização dos eventos inadiáveis em local com ventilação adequada e capaz de comportar um distanciamento adequado entre as pessoas (no mínimo um metro).

Com informações da Prefeitura de Divinópolis

Confira publicação do decreto no Diário Oficial de hoje. 


Compartilhe essa reportagem: