Sintram viabiliza perícia para apurar se agentes de trânsito têm direito à insalubridade

O Sintram, representado pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pelo secretário geral, Demetrio Bento, esteve ontem (16/07), no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, protocolando ofício endereçado ao diretor de administração, Wilson Novais Júnior. No documento, o sindicato se compromete a arcar com os custos do aluguel do aparelho para realização de laudo pericial de modo a concluir se a insalubridade é devida ou não aos agentes de trânsito de Divinópolis.

O vice-presidente, Wellington Silva, explicou que a diretoria do sindicato foi procurada por um grupo de agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes – Settrans, que narraram que estão reivindicando o pagamento de insalubridade devido a exposição ao  barulho causado pelo trânsito, durante o trabalho de patrulhamento para fiscalização. Ainda segundo informações dos profissionais, a Prefeitura de Divinópolis fez o levantamento e afirmou que os servidores não teriam direito ao adicional.  Por sua vez, os agentes também arcaram com o custo de um profissional independente para analisar a questão e foi constatado que o ruído estava acima dos decibéis aceitáveis, tendo eles, portanto o direito ao recebimento do adicional de insalubridade.

Diante desse impasse, em reunião na sede do Centro Administrativo com o diretor de administração, Wilson Novais, representantes do sindicato e dos agentes de trânsito, ficou acertada a realização de um novo laudo pericial de forma conjunta (técnicos indicados pela Prefeitura e técnicos indicados pelos agentes de trânsito), cujo resultado será respeitado e adotado pelas partes.  Para realização da nova perícia seriam alugados os aparelhos necessários para o laudo, sendo que as despesas ficariam de responsabilidade do sindicato integralmente e/ou com participação do município.  “Diante da urgência que os agentes de trânsito estão tendo, a diretoria do Sindicato reuniu, na última segunda-feira, e deliberou que o sindicato irá arcar com todo o valor do aluguel do aparelho, no caso será de R$1 mil, para fazer a medição dos decibéis e agilizar todo o processo. Estivemos ontem entregando o ofício para que a Prefeitura  possa dar andamento ao processo e resolvermos  de uma vez por todas essa questão dos agentes de trânsito”, explicou o vice-presidente.

APOIO

O vice-presidente destacou que a nova diretoria tem como princípio atender o mais rápido possível todas as demandas que o funcionalismo traz para o sindicato e orienta que os servidores estejam próximos ao Sintram. “A gente pede que toda demanda que tiver, assédio moral ou direitos, que o servidor acha que está sendo lesado, que apresente a demanda à diretoria do Sintram para que  possamos tomar as devidas providências”, finalizou Wellington.