Sintram reforça importância dos Agentes de Saúde na comemoração do Dia Nacional da Categoria

“Graças ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, podemos dizer que a população mais carente de investimentos públicos vem sendo mais bem assistida no atendimento à Saúde. Graças a esses profissionais, que estão diariamente dentro das regiões mais carentes da cidade, o atendimento está chegando de forma mais adequada e com melhor qualidade”. Foram essas as palavras do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Wellington Silva, para registrar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Dia Nacional do Agente de Combate às Endemias (ACE), comemorado nesta segunda-feira (4).

Para Wellington Silva, a categoria, assim como todos os profissionais da saúde, merece todo respeito da população. “Ficou evidenciado nesse período de pandemia a importância que o servidor público municipal tem para a cidade. Foram eles que se colocaram á frente do combate ao covid-19, colocando suas vidas em risco para salvar outras vidas. Os agentes comunitários mantiveram-se firmes no seu trabalho diário, visitando famílias e comunidades, para garantir a assistência para todos. São profissionais que devemos reverenciar todos os dias”, destacou o vice-presidente.

Os agentes comunitários são responsáveis por ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, vigilância, registro de casos e campanhas de combate a surtos epidêmicos, bem como são o elo na rede assistencial à saúde entre o usuário e a equipe de saúde. Além de ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de saúde, informação sobre as endemias, promoção social e proteção da cidadania.

O Dia dedicado aos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias foi instituído pela Lei nº 11.585, de 2007. Segundo a diretora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias, esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade melhor. “Os agentes de saúde estabelecem um vínculo direto com a união no sentido de promover a saúde e garantir qualidade de vida à população”, comentou.

De acordo com o supervisor geral da Vigilância Sanitária, Juliano Cunha, o trabalho desses profissionais faz toda a diferença. “Diante da dedicação e empenho dos agentes de endemias no combate ao Aedes Aegypti e também no apoio na triagem de vacinação da Covid-19, hoje nosso município se encontra com baixo índice de casos de dengue, zika, chikungunya e coronavírus”, ressaltou.

Em julho desse ano, Divinópolis contava com os serviços de 99 agentes. Foi nesse mês que o Ministério da Saúde atendeu as solicitações de credenciamentos realizados pela Atenção Primária à Saúde, com a liberação de recursos financeiros para custeio da implantação de mais equipes de saúde e ampliação da cobertura. As solicitações contempladas foram: Agentes Comunitários de Saúde (ACS), equipes de Saúde da Família (ESF) e equipes de Saúde Bucal (eSB).   Em relação aos Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura solicitou recursos para 185 novos profissionais.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Crédito fotos: Comunicação Prefeitura de Divinópolis