O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) já iniciou os preparativos para realizar o debate com os candidatos a prefeito de Divinópolis. Tradicionalmente, o sindicato realiza o debate em todas as eleições municipais. Os preparativos estão sendo iniciados essa semana, após o término das convenções que indicaram os candidatos a prefeito, vice e vereadores. “Nosso objetivo é oferecer ao servidor a possibilidade de ouvir as propostas de todos os candidatos especialmente para o serviço público. Naturalmente que as propostas de cada um para a cidade também farão parte do debate, pois o Sindicato também tem como meta trabalhar pelo desenvolvimento do município”, explica o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva.
A data do debate será definida nos próximos dias e o Sindicato trabalha para que o evento siga todos os protocolos de segurança em razão da Covid-19. “Estamos apenas no início dos preparativos. Como estamos vivendo uma situação atípica, é preciso que haja um bom planejamento para que o debate alcance seus reais objetivos, obedecendo todos os protocolos de segurança e garantindo o resultado que é apresentar as propostas que os candidatos têm a oferecer para a cidade e para os servidores”, destaca o vice-presidente.
MAIS DE 164 MIL ELEITORES
A presidente do Sintram, Luciana Santos, chama a atenção dos servidores para a importância do voto no pleito do dia 15 de novembro. “A próxima gestão de Divinópolis encontrará a prefeitura em situação complicada e terá que atuar com um planejamento afiado e muita responsabilidade para garantir o funcionamento da máquina administrativa, sem esquecer os necessários investimentos para a população. Nossos servidores precisam avaliar com muito critério qual será o candidato que poderá oferecer segurança no trabalho e um bom desempenho administrativo. O voto é uma arma muito importante para o cidadão e precisa ser usado com sabedoria”, aconselha a presidente.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, 164.433 eleitores estão apto para votar nas eleições de novembro em Divinópolis. Isso representa um crescimento de 3,45% no eleitorado da cidade em relação às eleições municipais de 2016, quando o município contabilizava 158.837 eleitores. As mulheres formam a maioria com 87.327 eleitoras, o que representa 53,1% do eleitorado. Os eleitores do sexo masculino somam 77.106, 46,9% do total de eleitores.
Um dado que chama a atenção é o desinteresse pela eleição dos jovens divinopolitanos de 16 e 17 anos, que estão autorizados a votar, mas sem a obrigatoriedade do voto. Na faixa de 16 anos, estão inscritos apenas 58 eleitores, o que representa 0,04% do eleitorado. Já na faixa de 17 anos, somente 198 eleitores estão em condições de votar, o que representa apenas 0,12%.
PERDA DE VOTOS
As eleições municipais de 2016 em Divinópolis ficaram marcadas pela perda histórica de votos. Foi um recado muito claro da insatisfação do povo com a política. Dos 158.937 eleitores em condições de voto, apenas 136.344 compareceram às urnas, o que significa que 22.593 eleitores deixaram de votar, perfazendo uma abstenção de 14,21%. Nas eleições majoritárias foram 8.589 votos em branco (6,3%) e 19.203 nulos (14,08%). No total, somente na votação para prefeito e vice, foram perdidos 50.385 votos, o que representa a absurda marca de 31,70% de perdas.
“Os números são muito realistas. Essa perda histórica de votos em Divinópolis na última eleição mostra a grande insatisfação do cidadão divinopolitano com a política. Esperamos que o debate que o Sindicato vai promover seja importante para esclarecimento do eleitorado divinopolitano e para que os nossos servidores tenham melhores condições de escolher o seu candidato”, finaliza a presidente Luciana Santos.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram