Sintram realiza hoje reunião para discutir medidas para promoção da saúde mental dos servidores

Ontem (19/11), em reunião com o secretário de saúde de Divinópolis, Amarildo Souza, o Sintram representando pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pela diretora, Geise Silva, e pela conselheira, Lucilândia Monteiro, além de tratar da suspensão das gratificações para os profissionais da atenção primária, reforçou com o secretário a necessidade de ações para promoção da saúde mental dos servidores de Divinópolis, considerando o aumento dos relatos de casos de suicído de profissionais do serviço municipal.

O secretário de saúde, Amarildo Souza, disse que apóia a iniciativa do sindicato e a Semusa estará presente na reunião que acontece hoje, às 14h, para debater o problema. O Sintram oficiou também o diretor do Sintemmd, Rodrigo Rodrigues, e a Secretária Municipal de Educação, Vera Prado, para que juntos com o sindicato possam ser discutidas ações que zelem pela saúde física e mental do servidor municipal de Divinópolis. “Eu acho que a saúde do trabalhador como um todo está muito preemente esse assunto, nós tivemos aí episódios de suicídio entre nossos trabalhadores da saúde e da educação e já era uma pauta que nos preocupava, tanto é que criamos o Núcleo de  Vigilância de Saúde do Trabalhador. Iremos sim participar desse encontro junto com o sindicato, a nossa equipe de saúde mental, a equipe de vigilância de saúde do trabalhador  e também estamos convidando o Cresst através do sindicato e a Secretaria de Educação”, disse o secretário de saúde.

O vice-presidente destacou a importância do debate e abertura da administração para discutir o problema, encontrando saídas. “A proposta foi bem recebida e esperamos que essa reunião de hoje seja o pontapé inicial para que possamos desenvolver um trabalho permanente de promoção da saúde dos nossos servidores”, ressaltou o vice-presidente.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram