Sintram realiza assembleia em Carmo do Cajuru para lançamento da campanha salarial 2020

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) realizou assembleia nesta quarta-feira (4) com os servidores municipais de Carmo do Cajuru para o lançamento da campanha salarial 2020 da categoria. A assembleia foi conduzida pelo secretário geral do sindicato, Demetrio Bento da Cruz, e pelo vice-presidente Wellington Silva.

Foi formada uma comissão composta por três servidores para acompanhar o sindicato nas negociações junto ao Executivo. A categoria definiu que vai pedir a revisão salarial com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses, tendo como indexador o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE. Até outubro, último dado oficial divulgado pelo Instituto, o INPC está acumulado em 2,67% ao ano. A previsão é de que o índice acumulado até o final de dezembro deva ficar em torno de 3%. Além da revisão, que é obrigatória conforme estabelece a Constituição Federal, os servidores também reivindicarão ganho real, além da revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).

A categoria também pleiteia cursos de formação e capacitação para todos os servidores patrocinados pela prefeitura. A classe também pedirá o reajuste do vale alimentação, com base no índice inflacionário apurado no período.

Campanha

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, afirma que o Sintram irá agora enviar ofício ao Prefeito Edson Vilela para a abertura das negociações. “É fundamental o servidor acompanhar as convocações do Sintram, pois a Campanha Salarial só é vitoriosa com essa participação e mobilização. Esperamos que o mais breve possível possamos abrir diálogo com a administração, discutindo ponto a ponto a pauta de reivindicação, visto que a data-base do funcionalismo de Carmo do Cajuru é em janeiro”, disse.

Anos anteriores

Em 2019, o prefeito de Carmo do Cajuru somente concedeu a revisão salarial dos servidores após paralisação de um dia realizada pela classe sob orientação do Sintram. A revisão foi de 3,86% a partir de agosto.  Ele concedeu, ainda, o reajuste de 23,53% no vale alimentação. Também em 2019, os profissionais do magistério tiveram revisão de 4,17%, enquanto os agentes de saúde passaram a receber o piso nacional de R$ 1.250,00.

Segundo dados oficiais da Prefeitura, em 2017 o município concedeu revisão de 9,58% para todos os servidores, mais aumento de 21,43% no vale alimentação. Já em 2018, a categoria do quadro geral teve revisão de 5% e para o magistério foi implantado o piso nacional.