Sintram participa de audiência pública sobre projeto do Plano de Carreira de Bambuí

O tão esperado plano de carreira dos servidores públicos municipais de Bambuí –  que vem sendo discutido pelo Sintram, Prefeitura e servidores e agora está no Legislativo Municipal –  foi pauta de audiência pública na última segunda-feira (09/12). O dirigente sindical,  Eduardo Parreira, representou a diretoria  no debate e falou da importância da aprovação das mudanças que já  todas aprovadas em assembleia do funcionalismo. Na última terça-feira (10/12) o Sindicato dos Servidores do IFMG- Bambuí parabenizou o trabalho da diretoria do Sintram e ressaltou a necessidade de aprovação do projeto, que trará vários benefícios para o funcionalismo, ainda este ano.

O dirigente sindical, Eduardo Parreira, fala aos servidores de Bambuí durante audiência pública

Em sua fala na audiência, Eduardo esclareceu  primeiramente o papel do Sintram na condução da discussão  dos planos de carreira,  trabalho que há bastante tempo vem sendo efetivado pela diretoria junto aos servidores. “O Sintram não encaminha proposta nem para o Executivo ou Legislativo sem o referendo do servidor, portanto é na assembleia dos servidores que se consolida determinada ação. O Sintram como qualquer sindicato representativo de classe é apenas  porta voz desse instituto representativo. Portanto na assembleia que foi apresentada proposta,  os servidores presentes tinham autoridade sobre os ausentes, daí a importância de participação em assembleia”, explicou.

O líder sindical frisou que na assembleia a maioria dos servidores foi favorável a proposta  e os planos de carreira trarão avanços importantes para o funcionalismo. “Logicamente, ao discutir o plano de carreira, devido à envergadura que é o plano de carreira dos servidores de Bambuí, ele vai agradar uma maioria, mas haverá pontos discordantes de grupos, por meritocracia, por protecionismo, que não compete avaliar. Grupos que ao longo da carreira tiveram vantagens e benefícios e outros não tiveram e é hora desses outros, que não tiveram, alcançar, minimamente, a dignidade do salário. Isso é mais do que justo, no conceito democrático de maioria e assim a gente  espera que seja conduzida a discussão”, pontuou Eduardo.

GANHOS

O dirigente destacou que os planos de Carreira contemplam  a maioria e que uma das grandes conquistas é a extinção do complemento salarial, que é prática antiga no município.  “Só o fato do plano corrigir o famigerado instituto da complementação salarial já é um ganho muito satisfatório porque todas as vantagens de carreira de vocês irão incidir sobre o salário base”, declarou.

Além da extinção do complemento salarial , os servidores de Bambuí ao invés do biênio de 4% terão direito ao anuênio de 1% e a cada três anos serão submetidos à avaliação de desempenho, podendo receber mais 3% de aumento salarial. “A cada três ano todo servidor efetivo passará por uma avaliação de desempenho, o que é mais que justo, honesto e transparente. O servidor tendo no mínimo 70% de aprovação, ele recebe mais 3%. Então ele teve 3% aos longo de 3 anos e mais 3% por desempenho, ou seja, a cada três anos haverá um acumulado de 6%, ao invés de 4% a cada 2 anos. É ganho? Eu entendo, matematicamente, que sim e até pelo merecimento pela avaliação de desempenho, para que eu não seja beneficiado simplesmente porque estou efetivo, mas eu tenho que mostrar serviço”, explicou.

TRINTENÁRIO

Eduardo explicou também que o trintenário que seria proporcional ficou estabelecido que será pago integralmente  os 30% sobre o salário base, quando o servidor completar 20 anos de efetivo exercício.  “Eu entendo que  é também ganho e a partir daí o seu ganho será corrigido ano a ano pelo INPC, ou seja, o seu salário base é que vai servir de referência de cálculo para o trintenário”, explicou.

Ainda em sua fala o líder sindical frisou a necessidade de aprovação ainda este ano para que os benefícios  dos planos já possam ser aplicados a partir de 2020 e realizado o tão esperado e necessário concurso público de Bambuí.

CARTA ABERTA

Na última terça-feira, o Sindicato dos Servidores do IFMG- Bambuí, gestão 2018/2020,  emitiu uma carta aberta à população de Bambuí demonstrando apoio a luta dos servidores públicos municipais pela aprovação dos planos de carreira e parabenizando o Sintram pela atuação. “Os projetos em análise são frutos de um grande esforço do sindicato dos trabalhadores municipais – Sintram- nosso parceiro em tantas lutas. Aprovar o projeto é medida urgente e necessária para a boa prestação de serviços. É importante que a comunidade se engaje e ajude na aprovação ainda este ano. Deixar para depois é algo que prejudica muitíssimo os trabalhadores.  Ajustar sim, se necessário, mas sem perder de vista a urgência do assunto”, diz a nota.

Ainda na carta, o  sindicato alerta que ano que vem é ano eleitoral e a tão esperada aprovação poderá ficar comprometida. “Os servidores encontram-se há muito tempo lutando por tal causa, deixada de lado por vários e vários anos pelos governantess ano eleitoral e tudo vira confusão. Um abraço a todos nossos colegas servidores municipais e parabéns ao Sintram pelo empenho”, finaliza.

SINTRAM

A presidente do Sintram, Luciana Santos, agradeceu o reconhecimento e apoio  do Sindicato dos Servidores do IFMG- Bambuí, e solicitou mais uma vez apoio dos vereadores para que o mais rápido possível o projeto possa ser avaliado e colocado em votação. “ Agradecemos a manifestação da diretoria do Sindicato dos Servidores do IFMG- Bambuí e sem dúvida foi um trabalho longo que exigiu muito tempo de todos os envolvidos e pedimos que os mais breve possível os vereadores avaliem e levem a plenário para aprovação. O funcionalismo terá ganhos importantes e esperamos que o plano esteja em vigência já em janeiro de 2020”, disse a presidente.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram