Sintram inicia processo de expansão e filiação dos servidores municipais da cidade de Pains

A cidade de Pains está localizada na Região Oeste de Minas e no próximo dia 1º de janeiro de 2020, data de sua emancipação político-administrativa que ocorreu em 1943, o município completará 77 anos. De acordo com a estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 a população do município atingiu a 8.283 habitantes. Localizada a 105 quilômetros de Divinópolis, Pains teve como sua principal atividade econômica no ano passado a agropecuária, vindo a seguir a indústria e o setor de serviços.

Nesta segunda-feira (9), o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), representado pela presidente Luciana Santos, o vice-presidente Wellington Silva, e pelo diretor de Planejamento, Vantuil Aves, iniciou o processo para a expansão do sindicato em Pains. Em visita à cidade, os representantes do Sintram visitaram o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), a Câmara Municipal e a Prefeitura. Ao final do dia, foi realizada uma reunião com o servidores.

A visita começou pelo Saae, onde os diretores do Sintram foram recebidos pelo diretor Isac Gonçalves da Silva. Na conversa com os sindicalistas, Isac Gonçalves mostrou satisfação com a chegada em definitivo do Sintram na cidade. Ele disse que será muito importante para todos os servidores.

Logo em seguida, aconteceu a reunião com Amir Otoni Oliveira, chefe de Gabinete do Prefeito, e com o assessor jurídico, Renato Soares. A conversa girou em torno do convênio a ser assinado entre sindicato e Prefeitura, para possibilitar a filiação dos servidores. Em seguida, aconteceu o encontro com o vereador Edmar Silva Fonseca, presidente da Câmara Municipal. O Sintram pretende assinar, também, convênio com o Legislativo para a filiação dos seus servidores.

O último compromisso dos diretores do Sintram foi uma reunião com um número bastante expressivo de servidores. A categoria quer que o sindicato acelere o processo de filiação, para que possa ter acesso aos serviços, bem como ter a segurança de uma representatividade junto ao Executivo. De acordo com o vice-presidente Wellington Silva, o objetivo foi apresentar o sindicato e suas carteiras de serviços e iniciar o processo para filiação dos servidores. “Ouvimos muitas queixas dos servidores, principalmente com relação a falta de condições de trabalho”, explicou. “Professores da rede municipal reclamaram que a Prefeitura não paga o piso nacional”, acrescentou.

O Sintram já marcou assembleia geral ordinária com os servidores municipais de Pains. A assembleia acontece no próximo dia 17 e será o lançamento da campanha salarial 2020 da categoria. A assembleia será realizada ainda esse ano, já que a data-base dos servidores de Pains ocorre em janeiro.

Para a presidente do Sintram, Luciana Santos, a visita a Pains foi bastante produtiva. “Nossa visita a Pains foi o início do processo para que o sindicato comece a atuar firmemente em defesa dos servidores municipais daquela cidade. Importante destacar que houve um grande interesse da categoria e com certeza muito em breve os servidores da cidade já estarão usufruindo dos nossos serviços e contando com o apoio em suas demandas”, analisou.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram