Sintram fecha alterações no Plano de Carreira da Educação de Itapecerica

Na última quarta-feira (06/11), o Sintram promoveu assembleia em Itapecerica com os profissionais da Educação para discutir os critérios de designação para 2020.  A convocação encerra o trabalho de construção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da área. Durante dois anos, o Sintram e a Comissão de Servidores da Educação estiveram debruçados sobre a proposta, convocando os trabalhadores, levantando as reivindicações e negociando com a administração municipal até fechar o texto, que será agora encaminhado para análise e votação do Legislativo Municipal.

O dirigente sindical, Eduardo Parreira, que esteve à frente de todo esse processo de discussão na cidade, explicou que, na semana passada, foi realizada a última reunião com a administração municipal para sanar a questão dos critérios de designação  e nesta quarta-feira houve assembleia com os educadores para apresentar o resultado da negociação.

Segundo Eduardo,  nesta reunião, houve a concordância dos profissionais da área com as ponderações da Secretaria de Educação relativo ao professor de apoio. “A Comissão encaminhou o que a categoria reivindicava e houve inclusive a compreensão por parte dos educadores com relação à situação do professor de apoio não poder abandonar o cargo, essa condição de apoio, para assumir uma regência. Houve um entendimento, mas a certeza  de que todos os outros pontos principalmente com relação ao balão de 90 dias, caso algum professor  deixe aquela turma  que ele assumiu no início do ano, para que isso possa ser assegurado para todos os servidores, sem distinção  de qualquer privilégio”, explicou o dirigente.

Ganhos

O trabalho do Sintram juntamente com a Comissão dos Profissionais da Educação trouxe ganhos importantes para a categoria, o principal é o pagamento do Piso Nacional da Educação a partir de junho de 2020. “A administração já havia dado um ganho bem positivo para a categoria esse ano e ela alcança o piso nacional, a partir de junho de 2020. A partir de janeiro de 2020, a cada mês os educadores receberão 3% de acréscimo até em junho consolidar o Piso Nacional da Educação”, explicou Eduardo.

Outro ponto importante foi à moralização do ensino no município, isso porque agora somente os educadores na regência e também os eventuais terão o direito de receber o pó de giz (incentivo a docência), como determina a legislação federal.  “Os demais estarão sem esse benefício, tendo em vista que não atuam como regente e sim como apoio ou excedente”, apontou o dirigente.

Também avanço conquistado na reestruturação dos planos foi a de eleições diretas para diretores, nos mesmos moldes que ocorre no Estado. “Esses foram os grandes pontos que atenderam as reivindicação dos educadores e que esperamos com isso alcançar também a melhora da expressão da Educação em Itapecerica no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IBED”, destacou Eduardo.

Avaliação

O apoio do sindicato foi destacado durante todo o processo pela Comissão de Servidores como essencial para a conclusão dos trabalhos. “A Comissão manifestou isso na assembleia do grande aprendizado, que foi essa condução da discussão. A participação na relação com a administração municipal, tendo em vista, culturalmente, que as pessoas reclamam, queixam-se, mostram insatisfeitas com determinadas situações e não busca uma solução diretamente com aquele que pode resolver aí se mantém uma sequência de reclamações, sem mudanças efetivas. Então foi um grande aprendizado sabermos levar as reivindicações, discutir, debater e saber qual o melhor ponto a se chegar em uma mesa de negociação”, finalizou Eduardo.

Várias assembleias e reuniões foram realizadas para ouvir categoria e discutir proposta com a administração (Crédito: Comunicação Sintram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação: Flávia Brandão
Comunicação Sintram