Sintram e Comissão de Servidores discutem reajuste do Plano Saúde e Vida

No mês de janeiro, a diretoria do Sintram recebeu a proposta de reajuste do plano “Saúde e Vida” para o exercício 2019. O aumento sugerido pela operadora é de 40% nos contratos.  Para debater com transparência com os mais interessados no assunto – no caso, os próprios usuários – e apresentar uma contraproposta à operadora, a diretoria do Sintram iniciou ontem (29/01) a primeira rodada de negociações com a participação da “Comissão de Servidores”.

Segundo o vice-presidente, Wellington Silva, o aumento proposto, no entendimento da diretoria e da Comissão de Servidores, é alto demais e está fora das condições financeiras dos servidores.   “Na reunião de hoje apresentamos para os demais membros da comissão a proposta e a Comissão decidiu por uma contraproposta de 7%, que será encaminhada via ofício à operadora. Depois do retorno da operadora, vamos marcar a próxima reunião para continuar discutido com a Comissão”, disse.

JURÍDICO

O vice-presidente esclareceu ainda, que neste ano, foi apresentada pela Comissão de Servidores uma demanda jurídica, especificamente, em relação aos agregados.  “Em relação aos agregados do plano, nós vamos reunir com a direção do plano de saúde e propor um aditivo para garantir que esses usuários continuem usufruindo do plano de saúde”, disse.  Outro ponto também que deverá ser mais esclarecido é ao que se refere aos filhos de até 24 anos  e ainda estudantes.  “Há uma dúbia interpretação e isso está desfavorecendo o usuário do plano de saúde. Essa diretoria pretende defender os interesses e vamos lutar para resolver essa questão jurídica de interpretação”, disse  Wellington.

TRANSPARÊNCIA

A servidora aposentada, Iralda Ferreira, que é integrante da Comissão há quatro anos, convida aos colegas titulares no plano a somarem forças com o  Sintram para alcançarem aumentos mais justos.  “Estamos tentando fazer a negociação do plano, discutindo vários pontos e convido o pessoal também, que quiser participar, para vir com a gente tentar negociar e não deixar os aumentos abusivos”, disse.

Iralda afirmou que a atual diretoria “deu total abertura” para que a Comissão continue desenvolvendo o trabalho de discussão anual dos reajustes, como vinha sendo feito na antiga gestão. Ela conta ainda que houve também a oportunidade de discussão de alguns pontos que hoje não estão assegurados no contrato e que a diretoria e Comissão irão buscar alterações para evitar prejuízos futuros aos usuários.

PARTICIPAÇÃO

O vice-presidente afirma que todos os servidores interessados podem participar das rodadas de negociação, basta deixar o nome e telefone no setor de convênios. Para entrar em contato, ligue: (37)3216-8470.  “Estamos à disposição para esclarecer o que está sendo negociado. A proposta e objetivo dessa diretoria é ser transparente, prestar esse atendimento ao servidor além de divulgar todas nossas ações, e toda decisão da diretoria será  baseada  no que a categoria desejar”, finalizou Wellington.