O vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Wellington Silva, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (13) com representantes da administração municipal da cidade de Cláudio. O encontro teve como objetivo a continuidade da discussão sobre o corte de salários dos professores que trabalharam como contratados em 2020 na rede municipal de ensino da cidade. No ano passado, antes de deixar o governo, o então prefeito José Rodrigues Barroso de Araújo, o conhecido Zezinho do Zé do Juquinha, promoveu um corte de 50% nos salários dos meses de junho e julho, prejudicando cerca de 150 professores. Além disso, o ex-prefeito também deixou de pagar parte da verba indenizatória de rescisão de contrato.
No último dia 4, o vice-presidente esteve em Cláudio, ocasião em que se encontrou com a secretária de Educação da nova administração, Geny Gonçalves de Melo, em busca de uma solução. No encontro, a secretária pediu um prazo para analisar juridicamente se o novo governo poderia repor as verbas cortadas pelo prefeito antecessor.
No encontro de ontem, o vice-presidente foi informado de que a legalmente a nova administração está impedida de indenizar os professores. “Por se tratar de um ato da administração anterior e com a rescisão dos contratos dos professores ocorrida no final de dezembro, cortando o vínculo empregatício, fomos informados de que a atual administração fica impedida de assumir a parte dos salários que foi cortada”, explicou Wellington Silva.
O vice-presidente informou que vai convocar uma reunião on line com a categoria para que seja tomada uma decisão sobre quais medidas deverão ser tomadas. “A partir desse posicionamento da administração, vamos convocar uma reunião com os professores e a decisão final será da categoria. O que a classe decidir será acatado pelo sindicato”, finalizou.
Além de Wellington Silva, também participaram da reunião o advogado do Sintram, Everaldo Ribeiro e a diretora regional do sindicato em Cláudio, Maria Celeste. Pelo município, além da secretária Geny Gonçalves, também participaram do encontro os procuradores Luiz Fernando e Juliana Oliveira.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram