Sintram convoca eleições para os Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos servidores de Carmo do Cajuru

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) publicou edital nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial dos Municípios convocando eleições para nova composição dos Conselhos Administrativo e Fiscal, e da Junta de Recursos do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Carmo do Cajuru (Prevcarmo). O pleito será realizado no dia 6 de fevereiro de 2020, de 8h as 18h, na sede da Câmara Municipal da cidade, localizada à Avenida Jose Marra da Silva, 175, Centro, Carmo do Cajuru. A apuração ocorrerá no mesmo dia, imediatamente após o encerramento da votação, sendo assegurado o direito a voto a todos os servidores presentes até as 18h. Os candidatos poderão registrar a candidatura nos dias úteis no período de 2 a 24 de janeiro de 2020, de 7h30 às 17h na sede do Prevcarmo.

A Comissão Eleitoral, formada por membros do Sintram e representantes dos servidores, realizou a primeira reunião no último dia 13, ocasião em que foram definidos prazos, datas e outras medidas relacionadas ao pleito. A Comissão decidiu que não havendo candidato inscrito para a Junta de Recursos, os candidatos mais votados a partir do 4° lugar nos Conselhos Fiscal e Administrativo serão conduzidos para a Junta. Também foi estabelecido que os candidatos poderão se apresentar na cédula de votação por nome e/ou apelido.

TRÊS ANOS

O mandato dos eleitos será de três anos, sendo permitida sua recondução ao cargo por uma única vez e o seu retorno, desde que observado o interstício de um mandato. No ato de inscrição os candidatos deverão apresentar cópia da Carteira de Identidade e CPF, comprovante de endereço e Certidão Negativa Criminal. A interposição de recursos poderá ser feita nos dias 27 e 28 de janeiro de 2020 e a publicação dos inscritos ocorrerá no dia 31 do mesmo mês.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, lembra aos servidores que é muito importante a composição dos Conselhos, já que eles representarão a categoria na fiscalização do Instituto. “O sistema previdenciário brasileiro passa por profundas mudanças e já foi aprovada a chamada PEC Paralela, que prevê a inclusão dos municípios no regime geral. Portanto, é hora do servidor mostrar que quer manter o seu regime próprio e a representatividade da categoria nos Conselhos deve ser forte, com conselheiros de fato comprometidos com o interesse da classe e que terão peso muito importante nas decisões. O que está em jogo é a aposentadoria de todos os servidores e os conselheiros serão fatores muito importantes para intermediar junto ao Executivo a opção pelo regime próprio”, declarou a presidente do Sintram, Luciana Santos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram