Sintram apoia campanha de conscientização sobre doações para fundos socioassistenciais

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram) está apoiando a Prefeitura de Divinópolis na realização da campanha de conscientização sobre doações para fundos socioassistenciais. A Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), iniciou a ação que tem como objetivo reforçar que pessoas físicas podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal de Apoio a Política do Idoso (FUMAPI), de Divinópolis. As doações podem ser feitas até o dia 31 de maio.

Para contribuir, o contribuinte deve informar seu contador, ou depois de preencher a declaração completa, é só selecionar o fundo de Divinópolis e colocar o valor que deseja doar, sendo é possível destinar para mais de uma instituição cadastrada (cada um deles pode receber até 3%). O próximo passo é gerar e imprimir o documento de arrecadação de receitas federais (DARF) e quitar até o dia 31 de maio, último prazo para entregar a declaração do IR.

Com isso, o fundo beneficiado receberá a doação e o contribuinte terá o referido valor subtraído do imposto a pagar, ou acrescido na sua restituição, dependendo de qual for a situação. No caso de restituição, quando ela ocorrer, o valor ainda é corrigido pela taxa Selic.

“Além de estar em dia com o leão, o servidor público municipal tem pode ajudar crianças, adolescentes e idosos destinando uma quantia do seu Imposto de Renda sem gastar nada. É importante ressaltar que o Sintram está realizando até essa quarta-feira, 20, a campanha IR Solidário, onde o servidor público municipal pode fazer a sua declaração do Imposto de Renda mediante a doação de um pacote de arroz, ou um pacote de feijão, ou um litro de óleo”, destaca a presidente do Sindicato, Luciana Santos.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram