Sindicatos realizam assembleia conjunta para definir campanha salarial de 2022 dos servidores municipais de Divinópolis

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis (Sintemmd) realizam assembleia conjunta no próximo dia 13 para definir a campana salarial dos servidores municipais de Divinópolis. A realização da assembleia conjunta tem como objetivo estabelecer uma pauta única de reivindicações a ser apresentada à Prefeitura de Divinópolis. A assembleia será realizada no auditório do Sintram, sendo a primeira chamada aas 18h15 e a segunda às 18h30.

Além de autorizar o início da campanha e aprovar a pauta de reivindicações, os servidores também vão deliberar pelo caráter permanente da assembleia “podendo ser realizada Assembleia Extraordinária Específica convocada, conforme determina o Estatuto Social do Sintram (artigo 9º, § 6º) para fins de discussão e aprovação das propostas do Prefeito Municipal no decorrer desta campanha salarial, bem como, se frustradas as negociações diretas, recorrer, em substituição processual, ao Poder Judiciário e/ou para declarar pela greve”.

SEM REVISÃO

Os servidores municipais de Divinópolis vão para a assembleia do próximo dia 13 frustrados com a administração do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), que esse ano radicalizou nas negociações.  Além de não atender nenhuma das reivindicações da categoria expressas na pauta da campanha salarial e 2021, o prefeito dificultou o diálogo e uma solução para o impasse, já que durante manifestação pela revisão salarial, o chefe do Executivo optou pela tentativa de jogar a população contra o servidor municipal e o sindicato da classe.

Estimativas feitas pela diretoria do Sintram apontam que as perdas salariais dos servidores municipais de Divinópolis somente esse ano devem ficar em torno de 10%. O piso salarial dos servidores hoje é de R$ 1.507,00 e grande parte dos servidores com anos de serviço público ganham na média R$ 2 mil mensais. São esses servidores que mais sentem as perdas em seus salários.

Para se ter ideia do tamanho das perdas salariais dos servidores municipais de Divinópolis, que ficaram sem a revisão esse ano, somente de janeiro a outubro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, atingiu a 8,23%. Em um ano, ou seja, de outubro de 2020 a outubro de 2021, a inflação do IPCA é de 10,67%.

CONVOCAÇÃO

A presidente do Sintram, Luciana Santos, disse que o momento é de união dos servidores para garantir uma campanha salarial justa e vitoriosa. “A campanha salarial é o momento mais importante dentro da carreira do servidor, pois é onde iremos discutir o nosso reajuste salarial, o ganho real, o vale refeição, as condições de trabalho e outras pautas do interesse da categoria.  Os dois sindicatos, Sintram e Sintemmd, estão unidos, agora é preciso que o servidor tenha consciência do seu valor e sua da importância dentro da administração municipal e apóie as ações dos sindicatos, em defesa dos seus próprios direitos. Sem luta não há vitória, e nossa luta começa no próximo dia 13, que todos atendam esse importante chamado dos sindicatos”, disse Luciana.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Arquivo Sintram