Servidores municipais de Itatiaiuçu ganham revisão salarial acima de 5% retroativa a janeiro

O prefeito de Itatiaiuçu, Adélcio Rosa de Morais sancionou as leis 1.398 e 1.402 que concedem a revisão salarial aos servidores municipais da Prefeitura e da Câmara Municipal da cidade. A revisão, de 5,45%, é retroativa a janeiro e recompõe os vencimentos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O mesmo percentual também foi aplicado na recomposição dos salários dos servidores lotados na Câmara Municipal da cidade.

DIVINÓPOLIS

Enquanto os servidores municipais de várias cidades da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) já conquistaram a recomposição dos salários por iniciativa dos prefeitos, em Divinópolis a categoria está lutando para conseguir a revisão e evitar que os salários fiquem ainda mais defasados. A administração do prefeito Gleidson Azevedo (PSC) firmou posição em não cumprir o direito da categoria neste ano.

O Sintram já provou que as justificativas utilizadas pelo prefeito para descumprir a legislação não procedem e apresentou estudo elaborado pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), cuja conclusão indica que a Prefeitura de Divinópolis dispõe de recursos e margem prevista pela Lei de Responsabilidade Fiscal para a concessão da revisão. Entretanto, o prefeito Gleidson Azevedo mantém o discurso de que há impedimentos para pagar a recomposição, que é prevista constitucionalmente e por leis municipais.

Diante da posição firmada pela administração, o Sintram convocou uma assembleia remota para a próxima sexta-feira (23) a partir de 18h, ocasião em que os servidores votarão o indicativo de greve. “A greve é uma medida extrema e ninguém quer que isso aconteça. Mas a posição do prefeito, com argumentações irreais, inclusive diante da concessão da revisão em várias cidades da região sem nenhum entrave legal, nos obriga a dar ao servidor a oportunidade de buscar alternativas, já que a revisão é um direito constitucional. A decisão final será da maioria dos servidores presentes na assembleia e qual seja ela, será acatada pelo sindicato”, afirma a presidente do Sintram, Luciana Santos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram