Servidores municipais de Itapecerica retomam jornada integral, mas Prefeitura mantém suspensão das aulas presenciais

Os servidores municipais da cidade de Itapecerica já retomaram a jornada integral de trabalho na Prefeitura, que vai de 12h às 18h, com atendimento presencial. Segundo o decreto 68/2021, que restabeleceu o horário normal, a medida foi adotada considerando que “não mais persistem as razões pelas quais a carga horária foi reduzida”. A redução da jornada de trabalho ocorreu em março desse ano, no pico da pandemia do coronavírus na cidade, quando o município foi classificado na onda roxa do Plano Minas Consciente, a mais restritiva no enfrentamento ao coronavirus.

Além da redução do horário de funcionamento da Prefeitura, que foi fixado de 12h às 16h, foram concedidas férias coletivas de 15 dias. O decreto que restabeleceu o horário normal na Prefeitura também suspendeu as férias coletivas.

Apesar de ter autorizado o retorno dos servidores municipais à jornada normal de trabalho, o prefeito Wirley Reis manteve a suspensão da volta às aulas presenciais, embora o município esteja autorizado a adotar a medida pelo governo do Estado.  O prefeito justificou a medida no decreto 72/2021, afirmando que “apesar da considerável melhora nos últimos dias em relação ao número de novos casos [de covid-19] e, sobretudo, no número de mortes, ainda não se tem plena garantia de que tal quadro se sustentará”.  O prefeito também afirmou que o ciclo total de imunização dos profissionais da educação ainda não foi concluído com a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19. A suspensão do retorno das aulas presenciais em Itapecerica vale para as redes municipal e estadual.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta terça-feira (20) pela Prefeitura, já foram confirmados 1.414 casos da covid-19 no município de Itapecerica, sendo registradas 32 mortes em decorrência da doença. Ainda segundo o boletim, 31 pessoas estão em quarentena domiciliar, apresentando sintomas leves e apenas uma pessoa está internada com diagnóstico confirmado.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram