Servidores municipais de Divinópolis recebem salário de dezembro hoje; aposentados receberão amanhã

Compartilhe essa reportagem:

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB), está cumprindo a promessa feita ao prefeito eleito Gleidson Azevedo (PSC), no encontro que mantiveram no início desse mês. Na ocasião, Galileu disse ao futuro gestor que pretendia quitar os salários dos servidores antes do final de dezembro, além de saldar todas as dívidas correntes que estivessem pendentes. Com relação ao pagamento dos servidores a promessa está sendo cumprida. Além de já ter quitado o 13º salário integral no início do mês, o salário dos servidores municipais referente a dezembro está sendo quitado nesta segunda-feira (28).

Já os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Divinópolis (Diviprev) terão seus benefícios depositados nesta terça-feira (29), conforme calendário prévio divulgado no início do ano.

COMISSIONADOS

Na quarta-feira (30) o prefeito Galileu, aos 86 anos, cumpre seu último dia na Prefeitura como chefe do Executivo. Caso a publicação não seja antecipada, essa semana Galileu cumpre seus últimos atos como prefeito e um deles será a exoneração dos ocupantes de cargos comissionados. Na quinta-feira (31), que será ponto facultativo no município, deverá ser publicado o decreto de exoneração de todos os ocupantes de cargos de livre nomeação. Galileu encerra o mandato com 207 cargos de confiança ocupados, dos quais 88 (42,51%) são servidores de carreira.

PAGAMENTO

Um levantamento feito pela Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) pouco antes das eleições de novembro, constatou que a maioria absoluta dos então candidatos, estabeleceu como meta em seus planos de governo o pagamento em dia dos servidores municipais, além da criação de políticas de valorização da categoria.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, afirmou que a expectativa da diretoria do Sindicato é que essas promessas sejam cumpridas. “Sabemos que 2021 continuará sendo um ano difícil, pois a pandemia só estará controlada a partir da imunização da população e a volta de todas as atividades. Nossa expectativa é a de que as prefeituras de nossa base continuem honrando o pagamento em dia dos servidores, que são trabalhadores do povo e que estão na linha de frente do serviço público dos municípios. Esse ano, apesar das reconhecidas dificuldades enfrentadas, as prefeituras de nossa base conseguiram manter a folha em dia. Já 2021 serão novas administrações e o que esperamos dos novos gestores é que cumpram o que está no plano de governo da maioria, com pagamento do funcionalismo em dia e criação de políticas reais de valorização da categoria”, disse a presidente.

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, lembrou que as administrações que estão chegando ao fim tiveram boas relações com o sindicato nas discussões das reivindicações apresentadas em nome dos servidores. “Tivemos alguns problemas localizados, mas de modo geral foi possível manter diálogo em alto nível com as administrações, que estão chegando ao fim. O que nossa diretoria sempre espera é resolver todas as questões pelo diálogo, mas nunca abrindo mão da defesa incansável dos direitos dos servidores municipais que, especialmente esse ano, demonstraram o quanto são importantes para uma cidade. A pandemia escancarou a necessidade de se valorizar o servidor municipal, que nessa fase difícil para os municípios estiveram firmes no atendimento ao cidadão e foram imprescindíveis para manter a máquina pública em funcionamento”, disse o vice-presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: