Servidores municipais de Divinópolis decidem aguardar até o fim do ano para a adoção de medidas contra parcelamento salarial

Reunidos em assembleia nesta terça-feira (26), os servidores públicos municipais de Divinópolis decidiram dar mais um voto de confiança ao prefeito Galileu Machado. O tema central da assembleia foi o parcelamento de salários que voltou a ser praticado pelo governo municipal a partir da folha de outubro. Na última assembleia, realizada no dia 31 de outubro, quando a administração já havia anunciado a “possibilidade de parcelamento dos salários”, o que acabou se concretizando, os servidores aprovaram a proposta de aguardar a liberação da folha para voltar a tratar do assunto.

Como a folha de outubro foi quitada em três vezes e já corre a informação extra-oficial que existe grande possibilidade de parcelamento dos salários de dezembro, além de não se ter uma previsão para o 13ª, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), convocou a assembleia realizada ontem para que a questão fosse novamente discutida. Ao fim da assembleia, os servidores decidiram dar mais um voto de confiança ao Executivo e decidiram que se houver novos parcelamentos e caso a administração não se manifeste até janeiro, a categoria voltará a se reunir em assembleia para deliberar sobre a adoção de medidas.

Os servidores também aprovaram uma ação mais efetiva do sindicato junto à Câmara Municipal para cobrar maior participação dos vereadores na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Ainda dentro da meta a redução das despesas públicas, ficou definido que o sindicato voltará a questionar a administração sobre as despesas com pessoal contratado e terceirizado. A categoria também aprovou uma cobrança mais eficaz aos conselheiros do Diviprev, especialmente na votação de parcelamentos de dívidas da Prefeitura com o Instituto.

FEDERAÇÃO

Os servidores também aprovaram por unanimidade a participação do Sintram na formação de uma nova Federação Sindical. O vice-presidente do Sindicato, Wellington Silva, que presidiu a assembleia em razão das férias da presidente Luciana Santos, expliou que filiar-se a uma Federação garante ao sindicato ter participação mais efetiva no movimento sindical. Disse que os sindicatos têm atuação limitada, enquanto as federações atuam de maneira mais ampla.

Por fim, os servidores aprovaram a retomada dos grupos de estudo sobre a previdência municipal, já que ainda não se pode ter certeza sobre o futuro do Diviprev.