Servidores de seis municípios da base territorial do Sintram já conquistaram revisão salarial em 2020

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) está realizando nesse início de 2020 assembleias nas cidades de sua base territorial para definir as campanhas salariais. O sindicato já promoveu assembleias para definição das campanhas salariais em Araújos, Perdigão, Carmo do Cajuru, Pains, Conceição do Pará e Divinópolis.

Por outro lado, seis Prefeituras anteciparam às assembleias e já concederam revisão salarial aos seus servidores. Em Carmo do Cajuru, o prefeito Edson Vilela (PSB) concedeu 2,4% a título de ganho real, entretanto a revisão dos salários para corrigir as perdas provocadas pela inflação do ano passado ainda não foi negociada com o Executivo.

Em Bom Despacho, o prefeito Fernando Cabral (PPS) já encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal propondo revisão salarial de 4,31% para o quadro geral. O Projeto protocolado no Legislativo prevê, ainda, reajuste de 12,84% para os servidores do magistério. Esse índice tem como objetivo garantir o piso nacional para os profissionais da educação. Como ainda não ocorreu a assembleia dos servidores da cidade, ainda falta definir se a categoria reivindicará ganho real.

Na cidade de Cláudio, o prefeito José Rodrigues Barroso (PRTB) assinou no último dia 22 o decreto 416/2020, concedendo a revisão salarial aos servidores municipais. De acordo com o decreto, as partir de 1º de janeiro, a remuneração da categoria foi revisada em 4,48%, que foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano passado. A exemplo de Bom Despacho, a assembleia que oficializará a campanha salarial dos servidores de Cláudio ainda não foi realizada.

Na cidade de Luz, a Câmara Municipal aprovou os dois projetos enviados pelo prefeito Ailton Duarte (PSB) concedendo revisões para os servidores do quadro geral e também para os profissionais da educação. Para os servidores do quadro geral, incluindo educação e Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a revisão aprovada foi de 5%. Já para os profissionais do magistério foi concedido o aumento de 12,84%, de acordo com o novo piso nacional do magistério na educação básica. Esses índices ainda devem ser submetidos à apreciação dos servidores.

Em Japaraíba o prefeito Roberto Emílio Lopes (PSD), sancionou a Lei 1.092/2020, que autorizou a concessão da revisão salarial para todos os servidores municipais ativos e inativos do município em 4,31%. O índice corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE. A revisão já estará na folha de pagamento de janeiro.

Em Santo Antônio do Monte, o prefeito Edmilson Aparecido Costa, o Dinho do Braz (PSDB) concedeu 10% a título de recomposição salarial aos servidores do quadro geral e para os profissionais da educação o índice foi de 17,84% para adequar os salários da categoria ao piso nacional da educação básica. O prefeito de Santo Antônio do Monte também determinou o pagamento do piso nacional aos agentes de saúde e de combate a endemias do município, que passam a receber salário de R$ 1,4 mil.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram