Servidores de Pains irão receber reajuste salarial de 10%

Os servidores públicos municipais de Pains terão reajuste de 10% em seus vencimentos corrigindo as perdas salariais da categoria referente aos anos de 2018 e 2019, que não haviam sido  repassados pela administração municipal. O projeto de Lei 108/2020 foi aprovado pela Câmara Municipal e concede o reajuste aos servidores municipais e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A aplicação do percentual passa a vigorar  nos salários de março, segundo informações da Prefeitura Municipal, antecipando a data-base da categoria que é abril.

O Sintram iniciou o trabalho de orientação e apoio aos servidores de Pains, no final do ano passado. Na época, a nova diretoria do Sintram apresentou a carteira de benefícios e o trabalho do sindicato na defesa dos servidores municipais de Divinópolis e mais 35 cidades no Centro- Oeste. Promoveu filiações e estreitou o relacionamento com a categoria, sendo que foi realizada assembleia na cidade, em dezembro, para elaboração da pauta da Campanha Salarial de 2020.

Como reivindicações do funcionalismo foram deliberados os seguintes pontos: 1) Reajuste salarial de 4,48% para os servidores do quadro Geral e da Saúde; 2)  Implantação do reajuste salarial anual e automático, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pela Fundação Ipead/UFMG; 3)  Atualização do Plano de Carreira simultaneamente à discussão e negociação da pauta de reivindicações apresentada; 4) Revisão das inconsistências do pagamento de diárias para motoristas; 5)  Pagamento integral de horas extras; 6) Teto para concessão de cestas básicas;  7) Aplicação e revisão do Piso Nacional para os profissionais da educação;  8) Cumprimento das regras para concessão de insalubridade, adicional noturno e regulamentação do transporte para quem trabalha em zona rural e/ou fora da cidade.

Posicionamento

A diretoria do Sintram teve dificuldades para estabelecer o diálogo com a administração municipal, que recebeu a pauta de reivindicações do funcionalismo, mas não deu retorno de forma oficial ao sindicato. Diante disso, em assembleia  convocada novamente pelo sindicato para discutir a situação, os servidores deliberam o uso da tribuna livre na Câmara e reunião com os vereadores, de modo a tentar abrir o diálogo com a gestão municipal. Porém devido ao fato, do Legislativo não ter dado retorno em tempo hábil à solicitação do Sintram para uso da tribuna livre, somado ao fato da pandemia do Coronavírus, a reunião com os servidores municipais para dar andamento as questões foi suspensa. “Assim que superarmos essa pandemia , o Sintram retoma as atividades na cidade.O aumento concedido aos servidores contempla item fundamental da pauta de reivindicações, mas o sindicato continuará insistindo para que os outros pontos sejam discutidos, de modo a encontramos um denominador comum entre a administração e o funcionalismo”, disse o vice-presidente Wellington Silva.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram