Servidores da segurança pública protestam por melhores salários em Belo Horizonte

De forma pacífica, munidos de faixas, cartazes e apoiados por um caminhão de som, policiais civis, penais, militares, bombeiros, e socioeducativos,  protestaram na manhã desta segunda-feira (25), na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado (Sindpol), José Maria de Paula, a categoria protesta pelo reajuste salarial da categoria, que estava previsto em acordo fechado com o governodor Romeu Zema.

“O governador não cumpre a palavra. Tem sete anos que a gente busca reposição salarial. Ele prometeu, mandou pra Assembleia e depois vetou. Por isso,  estamos todos os sindicatos, associações, batalhando para que ele reveja e nos pague, ” disse o presidente do Sindpol.

BLOQUEIO

No início da manhã, o grupo bloqueou a entrada para o túnel que dá acesso à Cidade Administrativa. Eles também fecharam uma das pistas da rodovia MG-10 por alguns minutos.

Segundo a Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Seplag), o governo de Minas protocolou, junto à Assembleia Legislativa (ALMG), o pedido de Regime de Urgência para a tramitação do Projeto de Lei 1.202/2019, que trata sobre a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que vai gerar recursos que contribuirão para a recomposição dos salários da categoria.

“Com a adesão ao RRF, além de evitar retrocessos, o Estado terá condições de aplicar a recomposição da inflação nos salários de todas as categorias do funcionalismo público, e dar continuidade ao pagamento das dívidas herdadas, como os repasses para os municípios e os depósitos judiciais”, destacou a nota.

Fonte: O Tempo
Foto: Sindpol