Servidores da educação se preparam para o Censo Escolar 2022 em Divinópolis

 

A Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed), através da Gerência de Planejamento, já iniciou a preparação dos secretários das unidades de ensino da cidade para a realização do Educacenso 2022. Segundo a Semed, “aproximadamente 100 servidores” receberam orientações sobre “a importância dessa ferramenta de análise do ensino a nível nacional”.

O Educacenso, ou Censo Escolar, é a principal pesquisa estatística da educação básica, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. É realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.  O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que autoridades da área possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
Foto: Diretoria de Comunicação