Sem resposta do prefeito, Sintram convoca nova assembleia com servidores municipais de Pains

Na próxima quinta-feira (05/03), o Sintram promove assembleia com os servidores municipais da cidade de Pains, dando seguimento à Campanha Salarial 2020.  Desde o dia 17 de dezembro já está definida a pauta de reivindicações da classe. Como a data-base da categoria é janeiro, no final do ano a diretoria já promoveu assembleia e encaminhou ao prefeito Marco Aurélio Gomes as reivindicações. Mesmo com a constante cobrança da diretoria do Sintram, o Executivo até a presente data não deu retorno oficial as demandas levantadas pelos servidores municipais.

Diante dessa falta de diálogo, o Sintram convoca nova assembleia para discutir as ações do funcionalismo na luta para garantir seus direitos.  Também na última semana, a diretoria do Sintram emitiu uma nota de esclarecimento repudiando a atitude da administração municipal, que ao invés de buscar um caminho para solução dos problemas levantados pelos servidores, se esquiva dessa obrigação, não dando qualquer retorno ao sindicato.

ASSEMBLEIA

A assembleia do próximo dia 05/03 será realizada no Rotary Clube (Rua do Contorno, 1271, Centro, Pains). A primeira chamada está agendada para às 17h e a segunda para às 17h15. “Diante dessa atitude do prefeito é preciso que os servidores mostrem sua força e seu valor. As administrações municipais têm que perceber que sem o servidor municipal os serviços essenciais, que são disponibilizados à população, ficam comprometidos, ou seja, toda a cidade é afetada. O sindicato em todo o início de negociação busca o diálogo, no sentido de encontrar o melhor caminho para a solução dos problemas, mas quando não existe diálogo e respeito por parte da gestão municipal, atitudes mais extremas têm que ser tomadas, seja uma paralisação ou até mesmo uma greve, porque o trabalhador tem que ter seu direito resguardado. Então é fundamental a presença do servidor municipal para discutir os próximos desdobramentos da Campanha salarial em Pains”, destacou a presidente Luciana Santos.

Confira nota de esclarecimento do Sintram divulgada aos servidores na última semana:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) vem prestar esclarecimentos aos servidores públicos municipais de Pains, que aguardam o andamento das negociações com o Executivo da campanha salarial 2020, lançada em assembleia realizada em dezembro do ano passado.

Tão logo foi definida a pauta de reivindicações da categoria, o Sintram encaminhou ofício ao prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, apresentando a pauta de reivindicações e solicitando o agendamento de uma reunião para o começo das negociações.

O Sindicato e a Comissão de servidores foram recebidos uma única vez pelo assessor jurídico, Lucas Alves, e pelo controlador Isomero José, que se apresentaram como representantes do Executivo. Foi prometida uma resposta ao ofício encaminhado pelo sindicato e, desde então, todas as tentativas de negociação feitas por nossa diretoria, esbarraram em dificuldades impostas pelos representantes do prefeito. Além de se negar a agendar uma reunião para a discussão da pauta de reivindicações, Lucas Alves e Isomero José não respondem nem mesmo nossas ligações telefônicas, numa atitude de claro desrespeito aos servidores municipais.

Os dois representantes do prefeito tiveram a ousadia de nos comunicar que não iriam “atrapalhar o nosso trabalho”, mostrando total desconhecimento do artigo 8ª da Constituição da República, que define a liberdade de organização sindical. Art. 8º, I: “a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical

O Sintram informa que já está estudando medidas que possam ser adotadas diante da postura do prefeito e sua equipe. Além disso, o sindicato vai denunciar à população de Pains o descaso que o prefeito e seus assessores tratam os servidores municipais da cidade.

O que estamos observando hoje em Pains é a volta da política coronelista, sem democracia e com as portas fechadas para os servidores e seus representantes. A administração municipal da cidade debocha do seu valoroso quadro funcional na medida em que impede o sindicato de exercer sua função, que sempre será a defesa dos nossos servidores.

Mesmo diante dessa atitude medieval por parte do Executivo, o Sintram continuará tentando sentar à mesa de negociação.

A Diretoria

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram