Sem previsão para o 13º, Sintram convocará assembleia para rediscutir atrasos em Divinópolis

No encontro com diretores do Sintram a secretária de Fazenda, Suzana Xavier disse que situação é “gravíssima” e o foco será o pagamento da folha de janeiro.

Os servidores públicos municipais de Divinópolis continuam vivendo a incerteza sobre o pagamento de seus salários e também ainda não há previsão de quando o 13º será quitado, embora a administração municipal tenha firmado compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) de pagar o benefício até o final desse mês. O pagamento de dezembro só foi concluído no último dia 25 e até agora não se sabe quando será quitada a folha de janeiro.

Na última segunda-feira (28), a diretoria do Sintram, representada pelo diretor jurídico, Antônio Leonardo, pelo secretário geral, Demétrio Bento e pela conselheira Lucilândia Alves Lima, retornou à Prefeitura para fazer nova cobrança de pagamento do 13º. Na ocasião, foi protocolado um ofício endereçado à secretária de Fazenda, Suzana Xavier, solicitando um posicionamento.  Através de ofício encaminhado ao  Sindicato nesta quarta-feira (28), a secretária de Fazenda informou que “infelizmente ainda não há nenhuma previsão para pagamento do 13º salário”.

No ofício, Suzana Xavier voltou a citar a dívida do Estado com o município, afirmando que só o débito acumulado apenas em 2019 já chega a R$ 8,5 milhões. “A situação é grave, gravíssima, tornando impossível qualquer tipo de planejamento financeiro. Estamos trabalhando neste momento em prol do pagamento da folha de janeiro com vencimento no 5º dia útil. Qualquer entrada de recursos adicionais será direcionada para o pagamento das verbas salariais”, diz o ofício encaminhado ao Sintram pela secretária Suzana Xavier.

ASSEMBLEIA

Essa situação de atrasos dos salários e incerteza sobre a quitação do 13º salário será rediscutida em assembleia com a categoria, isso é necessário visto que em novembro de 2018, o funcionalismo, em assembleia do Sintram, deliberou que iria aguardar até janeiro, já que o Executivo garantiu a regularização dos pagamentos e do 13º salário até o final do mês.

A presidente Luciana Santos informou que a partir dessa resposta dada pelo Executivo, o Sindicato convocará então a assembleia dos servidores para deliberação sobre as medidas a serem adotadas. “Vamos convocar a asssembleia para o mais breve possível e a decisão sobre as medidas a serem adotadas pela categoria”, disse ela.