Segundo pesquisa, mineiros rejeitam privatização da Cemig e da Copasa

Sindicalistas do Movimento Unificado de Divinópolis, que reúne mais de 10 sindicatos, já se posicionaram contra a privatização da Cemig e da Copasa. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), integrante do movimento, já se manifestou publicamente contra as privatizações propostas pelo governo Zema.

PESQUISA

A maior parte dos mineiros é contra a privatização da Cemig e da Copasa, segundo pesquisa realizada pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) em parceria com o instituto MDA Pesquisa. De acordo com o levantamento, 47,7% dos entrevistados são contra a venda da Cemig. Do outro lado, 36,2% disseram ser favoráveis à privatização da estatal, enquanto 16,1% não sabem ou não responderam.

Em relação à uma possível venda da Copasa, a rejeição é um pouco menor, mas dentro da margem de erro: 45,9% dos mineiros são contrários à venda da empresa; 37,4% são favoráveis; 16,7 % não sabem ou não responderam.

A privatização das duas estatais é parte essencial do Plano de Recuperação Fiscal anunciado pelo governador Romeu Zema na semana passada. Porém, o governo deve enviar o pedido de autorização para a desestatizacão tanto da Copasa como da Cemig apenas em 2020. Os resultados da pesquisa são preocupantes para os planos de privatização do governo estadual.

Atualmente, a Constituição Estadual exige que seja feito um referendo popular para que a população possa aprovar ou não a venda das duas estatais. O governo deve enviar, também em 2020, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retirar a exigência do referendo popular.

Os números são de uma pesquisa divulgada pela Associação Mineira de Municípios em conjunto com o Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,5%. Foram feitas 1500 entrevistas em 227 municípios mineiros de todas as regiões do estado entre os dias 23 e 27 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, mas com pessoas que já responderam a questionamentos presenciais do Instituto MDA.

Fonte: AMM