Há mais de três meses o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) vem trabalhando junto à Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de incluir os coveiros da cidade nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19. Essa é uma medida que pode ser tomada pelos municípios, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI). Não faltam argumentos para que essa medida seja tomada. A primeira delas é o aumento do número de mortes e, consequentemente, de sepultamentos. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Divinópolis, somente no Cemitério Parque do Divino Espírito Santo, a média de sepultamentos diários cresceu 200% em abril.
Além disso, os coveiros estão diretamente expostos ao contágio, uma vez que são eles os responsáveis por uma atividade que coloca a categoria diretamente em um eventual contato com o vírus. Por mais seguros que sejam os equipamentos de proteção individual, sabe-se que não se pode garantir uma eficácia de 100% para quem está lidando diretamente com o agente contagioso.
Finalmente nesta segunda-feira (17), o secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, prometeu ao Sindicato que os coveiros serão vacinados assim que chegar a próxima remessa de vacina na cidade. A garantia foi dada ao Sindicato durante reunião ocorrida na Câmara Municipal, da qual participaram os integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo, vereadores José Braz (PV), Lohanna França (CDN) e Israel Mendonça, o Israel da Farmácia (PDT). Pelo Sintram, participaram a presidente Luciana Santos e o vice-presidente Wellington Silva.
Durante o encontro, o secretário garantiu ao Sindicato e à Comissão de Saúde, que os coveiros estarão no próximo grupo de vacinação, assegurando ainda estender a vacinação com a maior brevidade possível aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma vez que esta categoria tem um trabalho permanente de contato com a população. Além dos coveiros, o secretário também garantiu a imunização para os demais servidores do Serviço Municipal do Luto, já que desse setor até agora foram vacinados somente os agentes funerários.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, José Braz, os equipamentos de proteção individual, que estavam em falta ou não atendiam as especificações, conforme denúncia feita pelo Sintram no ano passado, já foram entregues aos servidores do Serviço Municipal do Luto.
“Embora tardiamente o secretário de Saúde nos garantiu que os coveiros serão vacinados já na próxima remessa de vacina. Essa luta do Sintram vem praticamente desde o início do ano, depois que verificamos as condições precárias de trabalho que eram oferecidas à categoria, que está diretamente exposta ao contágio. Finalmente tivemos essa boa notícia e vamos fiscalizar e cobrar para que não haja nenhum tipo de entrave, pois a vacinação dos coveiros é urgente, como também entendemos ser urgente a vacinação dos servidores da Secretaria de Assistência Social e de todos os demais servidores pela função que exige um contato obrigatório e contínuo com a população”, destacou a presidente do Sintram, Luciana Santos.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram