Secretaria de Saúde realiza capacitação e inicia distribuição de tablets para Agentes Comunitários de Saúde da Zona urbana

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou na última sexta-feira (8) um programa de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de 23 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Segundo a pasta, 97 profissionais da zona urbana foram capacitados para o uso do aplicativo e-SUS território, que irá otimizar os cadastros familiares e individuais no sistema de informação e-SUS APS. Os agentes da zona rural já foram capacitados e contemplados com a distribuição dos tablets.

A capacitação foi organizada e ministrada por profissionais da gestão que são responsáveis pelo Sistema de Informação na Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps). Os capacitados receberam tablets para realizar trabalhos de cadastro e visitas domiciliares e individuais na sua área e atuação.

Segundo a Semusa, “os equipamentos tecnológicos possibilitam maior agilidade na coleta de dados, com mais confiabilidade e envio de dados mais fidedignos ao Ministério da Saúde, garantindo assim que o recurso financeiro seja habilitado ao município”.

Ainda segundo a Semusa, “os profissionais terão mais conforto para o trabalho, que evitará retrabalho já que a alimentação da informação, em tempo real, no domicílio, evitará preenchimento em formulário de papel para posterior lançamento no sistema. Assim, os dados coletados serão sincronizados diretamente com a base de dados do sistema de informação e-SUS, evitando ainda erros e inconsistências”.

De acordo com Simone Cassiano, referência técnica da Daps em sistema de informação, lembra que a implantação e distribuição dos tablets para o trabalho dos ACS é uma reinvindicação de anos da categoria profissional, que conseguiu ser efetivada nesta gestão. “O processo de trabalho dos ACS será melhor conduzido, possibilitando o acompanhamento mais efetivo dos indivíduos e suas famílias, bem como o acompanhamento de agravos a saúde da população”, destacou.

A agente de saúde Jossilene da Glória Tavares, que atua na ESF Jardinópolis, diz sobre a experiência com o novo equipamento.  “Para mim foi um presente! O tablet é realmente é um ganho muito grande no processo de trabalho. Realmente é mais ágil e facilita o trabalho, porque você já resolve o serviço durante a visita”, relatou.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
Foto: Diretoria de Comunicação/PMD