O secretário municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, através de nota oficial publicada nesta segunda-feira (26), diz que está havendo tentativa de politizar a covid-19 em Divinópolis. A nota foi uma resposta a um vídeo postado em redes sociais, no qual o ex-vereador e médico da rede pública de saúde do município, Delano Santiago, faz uma série de críticas à condução do combate à pandemia no município.
Na nota, o secretário afirmou que “Divinópolis possui um protocolo de Orientações às UBS/ESF em relação ao enfrentamento a Covid-19” e que “as recomendações municipais gerais de abordagem e manejo clínico de infecções pelo novo Coronavírus seguem as diretrizes do Protocolo de Manejo Clínico do novo Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde do Guia de Vigilância Epidemiológica em Covid-19 e normativas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG)”.
Alan Rodrigo explica que, conforme protocolo municipal, em casos de diagnóstico de Síndrome Gripal (SG), o paciente deve ficar em isolamento domiciliar por 10 dias, a partir da data de início dos sintomas e para seus contatos domiciliares e próximos, o isolamento é de 14 dias após a última exposição potencial, havendo monitoramento pela equipe de saúde quanto a possível evolução para quadro sintomático.
Já em relação à confirmação de casos da Covid-19, Alan Rodrigo informa que o município segue critérios que não se restringem exclusivamente à confirmação por testagem, sendo possível a confirmação por critério laboratorial (biologia molecular RT-PCR e imunologia através da testagem rápida), critério clínico-epidemiológico, critério clínico-imagem e critério clínico.
De acordo com o secretário, “o exame de testagem rápida é coletado em usuários sintomáticos a partir do 14º dia do início dos sintomas devido ao período de janela imunológica e, independente do resultado (positivo ou negativo), o usuário permanece em isolamento e monitoramento por um período de 10 dias”.
Já o exame RT-PCR tem indicação de coleta entre o 3º e 7º dia a partir do início dos sintomas e segue as diretrizes da SES/MG quanto aos critérios para coleta: usuários hospitalizados, pessoas com condições clínicas de risco para complicações da Covid-19, profissionais de saúde, segurança pública, idosos e trabalhadores de serviços essenciais.
Ao encerrar a nota, Alan Rodrigo afirma que “a Semusa não tem medido esforços no sentido de garantir assistência de qualidade a todos os usuários suspeitos e confirmados para a Covid-19, bem como seus contatos, com vistas a evitar a disseminação do vírus e o adoecimento da população”. E conclui afirmando que está havendo politização sobre o momento mais duro da covid19 no município. “Infelizmente, algumas pessoas estão utilizando o momento para politizar a situação. No entanto, o que deve ser feito é seguir as bases científicas e orientações dos órgãos superiores de saúde pública e isso a Prefeitura de Divinópolis tem cumprido rigorosamente”.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram