Secretaria de Saúde divulga esquema de vacinação contra a gripe

Compartilhe essa reportagem:

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será realizada em todo o território nacional a partir desta segunda-feira. Em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que a campanha será realizada nas 37 unidades básicas de saúde e nos hospitais, com horários estratégicos para evitar aglomeração e manter o distanciamento social, reduzindo-se assim os riscos para a contaminação por Covid-19.

O Ministério da Saúde dividiu a campanha em três fases, sendo que a primeira fase acontecerá de 12 de abril e 10 de maio, com o seguinte grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e povos indígenas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Divinópolis já recebeu a primeira remessa de doses desta vacina para o público da primeira fase com o quantitativo de 6.880 doses, o que corresponde a 28% da população estimada, que é de 24.557 pessoas.

A vacinação contra a Influenza nas unidades básicas acontecerá, nesta primeira fase, nos seguintes horários e grupos prioritários:

Unidades da Saúde da Família (ESF)

8h às 9h – Atendimento exclusivo para gestantes e puérperas.
9h15 às 13h – Atendimento exclusivo para crianças.
13h30 às 14h15 – Atendimento exclusivo a gestantes e puérperas.
14h30 às 16h30 – Atendimento exclusivo para trabalhadores de saúde.

Centros de Saúde

8h às 9h – Atendimento exclusivo para gestantes e puérperas.
9h15 às 13h – Atendimento exclusivo para crianças.
13h30 às 14h15 – Atendimento exclusivo para gestantes e puérperas.
14h30 às 17h – Atendimento exclusivo para trabalhadores de saúde.

A Semusa destaca que “é de fundamental importância o cumprimento da meta de vacinação em cada grupo prioritário, pois vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza, além de reduzir o absenteísmo e possibilitar a manutenção do funcionamento de serviços essenciais”.

PÚBLICO ALVO

Durante toda a campanha, que acontecerá até 9 de julho, serão vacinados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD

 

 

 


Compartilhe essa reportagem: