Embora o município tenha sentido nos últimos dias uma melhora nos indicadores de ocupação hospitalar, por outro lado o número de mortes pela covid-19 continua batendo recordes em Divinópolis. Nesta quarta-feira (14) a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), confirmou mais oito mortes, elevando para 287 óbitos desde o início da pandemia. Ainda há três mortes em investigação.
Já foram notificados no município 55.492 casos, dos quais 10.214 já foram confirmados, o que significa que quase 5% da população da cidade já testaram positivo. Segundo o último balanço da Semusa, 108 pacientes estão internados em unidades de terapia intensiva, dos quais 67 de Divinópolis e 41 residentes em outros municípios. Já em enfermarias, são 118 pacientes. Em toda a rede hospitalar da cidade, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 67% e em UTI, a taxa de ocupação é de 82,4%.
Outra preocupação é o aumento da taxa de letalidade, que subiu de 2,5% para 2,81%, o que significa que está aumentando a média de mortes por cada 100 pessoas infectadas pelo vírus. O ritmo de contágio permanece em 1,06, portando ainda no alerta máximo. É sempre bom lembrar que a taxa ideal para o ritmo de contágio é abaixo de 0,99.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram