Vice-presidente do Sintram pede transparência do Executivo e cobra cronograma para pagamento de servidores

Os servidores públicos municipais de Divinópolis voltarão a enfrentar o fantasma do parcelamento de salários a partir desse mês. Essa medida já foi adotada pela atual administração no ano passado e causou revolta à categoria, que foi surpreendida essa semana por uma nota oficial do município comunicando a volta do parcelamento dos vencimentos. Mais uma vez o governo Galileu Machado (MDB) argumenta que a situação financeira do município continua crítica, especialmente diante da dívida do Estado com o governo municipal, em razão do confisco de recursos destinados às prefeituras. Segundo a Secretária Municipal de Fazenda, Suzana Xavier Dias, a dívida do Estado com a Prefeitura é de R$ 114 milhões e os repasses esperados por parte do governo estadual não devem ultrapassar a R$ 3,4 milhões até março do ano que vem.

Na tarde desta quarta-feira (23), o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Wellington Silva), o secretário geral Demétrio Bento da Cruz e o segundo secretário Paulo Sérgio Machado, reuniram-se com a secretária Suzana Xavier. O encontro foi agendado a pedido do Sintram, que tão logo recebeu o comunicado sobre a volta do parcelamento dos salários começou a agir para defender os interesses dos servidores.

Durante o encontro de ontem, a secretária Suzana Xavier, confirmou que os salários de outubro já serão parcelados e disse que não pode fazer nenhuma previsão já que depende da entrada de repasses de recursos, especialmente do governo estadual. Segundo ela, de janeiro a setembro desse ano os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sofreram uma queda de 7,02% agravando ainda mais a crise financeira. “Nós não temos mais onde cortar”, disse Suzana Xavier ao responder um questionamento feito pelo secretário Demétrio Bento, que voltou a defender a redução dos cargos comissionados como mecanismo para contenção de gastos.

TRANSPARÊNCIA

O vice-presidente Wellington Silva cobrou um cronograma de pagamento e mais transparência do Executivo para tratar desse assunto. “Nós queremos que o governo seja claro, seja transparente. O servidor precisa de uma previsão de quanto e quando vai receber para planejar a sua vida”, afirmou.

A secretária de Fazenda garantiu que enviará ainda nesta quinta-feira (24) ao Sintram um documento oficializando a volta do parcelamento. Entretanto, ela garantiu que nenhum servidor ficará sem receber uma parcela do salário de outubro no quinto dia útil. “Hoje eu não posso fazer nenhuma previsão do valor dessa parcela, mas posso garantir que no quinto dia útil todos os servidores receberão uma parte dos salários”, declarou Suzana Xavier.

A secretária de Fazenda enviará ao Sintram um documento oficial detalhando de como o município pretende lidar com esse parcelamento de salário. “De posse desse documento, vamos convocar uma assembleia dos servidores para que a categoria possa deliberar sobre o assunto e decidir quais medidas deverão ser adotadas”, esclareceu Wellington Silva.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram