As executivas nacionais do Podemos e do PSC anunciaram nesta terça-feira (22) o início de seu processo de fusão. O novo partido terá, na próxima legislatura, 18 deputados e seis senadores, compondo assim a oitava maior bancada da Câmara dos Deputados e a sexta maior do Senado. A nova legenda preserva o nome do Podemos, e adota o número 20, atualmente do PSC.
De acordo com a presidente do Podemos, Renata Abreu, a aproximação dos dois partidos já era uma tendência antiga. “É uma união que começou lá atrás, com a união de Álvaro Dias [candidato] a presidente, Paulo Rabello a vice, uma união por um projeto nacional e que hoje se consolida de forma mais efetiva”, declarou. Trata-se da segunda união na história do Podemos, que em 2018 incorporou o PHS.
As duas executivas vão se reunir para convenção conjunta no próximo dia 8, buscando acertar detalhes sobre o funcionamento da nova legenda, bem como sobre quem deverá assumir sua presidência. De acordo com o presidente do PSC, pastor Everaldo Pereira, somente após essa convenção é que o partido deverá decidir sobre quem apoiar para as presidências da Câmara e do Senado, bem como a postura a ser adotada em relação ao próximo governo.
Fonte: Congresso em Foco