Até o início desta semana, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) contabilizou 15 cidades de sua base territorial que já concederam a recomposição dos salários aos servidores municipais. Além disso, em algumas cidades, servidores do sistema de saúde, que estão lutando contra a pandemia do coronavírus nos últimos 18 meses, também ganharam gratificações extraordinárias. Foram iniciativas próprias das Prefeituras, sem que houvesse necessidade de intervenção do Sindicato, demonstrando que os prefeitos desses municípios reconhecem que um governo competente, com resultados satisfatórios para o cidadão, se faz com organização administrativa e financeira e, principalmente, com a valorização do servidor, o grande responsável pela qualidade do serviço público.
Para o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, as iniciativas de valorização dos servidores verificadas até agora, beneficiaram principalmente a população. “O que estamos verificando nessas cidades onde a revisão já foi concedida e, em algumas delas, acompanhada de gratificações como reconhecimento pelo esforço na prestação de um serviço público de qualidade, são prefeitos de palavra, comprometidos com suas promessas de campanha. Em todas as cidades onde a recomposição dos salários já está em vigor, os prefeitos prometeram a valorização do servidor em seus programas de governo. O resultado é a categoria trabalhando satisfeita, se esforçando ainda mais para dar ao cidadão um serviço público muito mais eficiente”, analisa o vice-presidente.
Wellington Silva destaca, ainda, que em todas essas cidades onde a revisão já foi concedida, os salários são pagos rigorosamente em dia e essa prática não é usada como discurso pelos prefeitos. “É muito importante salientar que em todas essas cidades, o pagamento dos salários sempre foi feito rigorosamente em dia, prática que não deve ser usada como política de qualidade do patrão, já que existem regras para isso. Pagar em dia, assim como conceder a revisão, é cumprir a lei. Mas há prefeitos que consideram uma grande proeza pagar em dia e utilizam isso para justificar suas falsas promessas, as condições inadequadas de trabalho, o assédio a servidores. Pagamento em dia é obrigação do patrão honesto com os seus trabalhadores”, declarou.
GRATIFICAÇÃO
Além da revisão salarial concedida em obediência à Constituição e ao zelo pela valorização dos servidores, algumas prefeituras também concederam gratificações extraordinárias. É o caso de Carmo do Cajuru, além da revisão de 5,45%, está tramitando na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 20/2021, de autoria do prefeito Edson Vilela, que institui a Gratificação Extraordinária e Temporária para desempenho de atividade especial de apoio ao combate à Pandemia pelo Novo Coronavírus. A gratificação será concedida aos servidores do sistema de saúde do município que estão atuando diretamente no enfrentamento ao covid-19.
“Como podemos observar, a maioria das cidades que já concedeu a revisão possui orçamentos abaixo de R$ 30 milhões, mas com as administrações enxutas, bem planejadas e sem muita pirotecnia, esses municípios pagam em dia e concedem a revisão além de outros benefícios. O que nós defendemos é que haja justiça e valorização do servidor. Pagar em dia e repor o poder de compra nos salários é obrigação do patrão e um direito do servidor público e de todos os trabalhadores da iniciativa privada”, destaca Wellington Silva.
Cidades da base do Sintram que já concederam a revisão salarial
Camacho – 4,52%
Pedra do Indaiá – -5,03
Itatiaiuçu – 4,45%
São Sebastião do Oeste – 5,20%
Itapecerica – 4,52%
Araújos – 6,22%
Carmo da Mata – 5.03%
São Gonçalo do Pará – 4,52%
Bom Despacho – 4,52%
Córrego Danta – 4,52%
Cláudio – 4,52%
Lagoa da Prata – 4,52%
Luz – 4,52%
Carmo do Cajuru – 5,45%
Santo Antônio do Monte – 2%
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram