Sensibilizar: Servidores do Serviço Municipal do Luto elogiam projeto do Cresst e apontam melhorias no ambiente de trabalho

Projeto Sensibilizar foi fruto de reuniões provocadas pelo Sintram, que reivindicou a Prefeitura de Divinópolis ações voltadas para promoção e preservação da saúde mental do funcionalismo

O “Projeto Sensibilizar” desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) da Prefeitura de Divinópolis está sendo muito bem acolhido pelos servidores e já aponta melhorias no ambiente de trabalho. O projeto surgiu neste ano, após a diretoria do Sintram reivindicar, no final de 2019, a administração municipal ações voltadas para a promoção e preservação da saúde mental do funcionalismo, devido ao aumento de relatos de casos de suicído, bem como o alto número de licenças médicas, muitas delas ligadas a problemas psíquicos.

As reuniões mensais do “Sensibilizar” tiveram início com profissionais do Serviço Municipal do Luto de Divinópolis. No Serviço atuam coveiros e agentes funerários, sendo  um total de 34 trabalhadores. O objetivo do projeto é justamente sensibilizar, acolher, escutar e agir, de modo que seja desenvolvido um trabalho contínuo junto aos servidores, buscando a promoção da saúde física e mental, com valorização da vida no espaço de trabalho.

Com menos de um ano de criação, o projeto “Sensibilizar” recebe só elogios dos servidores, que foram impactados pela proposta.  Além de melhorias importantes no ambiente de trabalho, os servidores disseram que melhorou o relacionamento entre os trabalhadores, como também em um acolhimento mais humano às famílias enlutadas.

Na última semana,  foi promovido o encerramento das atividades com os servidores do Serviço Municipal do Luto, que atuam como coveiros e na terça-feira (01/12) foi realizada reunião final com os agentes funerários.

A assistente social e diretora de comunicação do Sintram, Rafaela Silva, que é uma das profissionais do Cresst  envolvidas na promoção do “Sensibilizar”, destacou o saldo positivo das reuniões.  “Nós reunimos com os funcionários para encerrar esse ciclo de construção, um trabalho de discussão a respeito do trabalho, para realmente conhecer como funciona, como é desenvolvido. Foi extremamente importante o fechamento desse ciclo, porque tivemos a oportunidade de avaliar como foi o impacto dessas ações no ambiente de trabalho e no setor em si”, destacou.

A enfermeira do trabalho, Inara Tavares, também uma das profissionais  da equipe do “Sensibilizar”, disse que além de conhecer a realidade de trabalho, com o projeto foi possível promover junto com os trabalhadores melhorias através das demandas trazidas aos encontros, além da observação sistemática pela equipe do projeto Sensibilizar.

Palestra

O encerramento com os agentes funerários realizado na última terça-feira (01/12) contou com a presença do professor da UFSJ, Alexandre Silva, que é enfermeiro e tem doutorado na área de cuidados paleativos.  O profissional  também desenvolve projeto de extensão no Complexo São João de Deus nesta área. Em síntese, a área de cuidados paleativos busca um olhar mais humano e de conforto aos pacientes, que sofrem uma doença que ameaça a vida, aos familiares e aos profissionais.

No encontro, com os trabalhadores municipais, o professor  Alexandre falou sobre o tema “Espiritualidade”, abordando a espiritualidade tanto dos trabalhadores como a dos pacientes.  Na palestra, houve também uma dinâmica com os servidores de modo que foram feitas reflexões importantes: como lidar com os momentos de grande fragilidade,  já que esses profissionais vivenciam tanto sofrimento diário;  como a alimentar a própria espiritualidade e o sentido da vida; e como acolher as pessoas que buscam atendimento, naquele momento tão difícil e triste.

Professor da UFSJ, Alexandre Silva, falou sobre o tema “Espiritualidade” em palestra aos servidores

O professor Alexandre Silva finalizou a palestra parabenizando a equipe do Cresst pela iniciativa do projeto e enfatizou a importância de ouvir os trabalhadores. “Até terminei a palestra parabenizando porque a iniciativa do Cresst, junto com esse apoio do sindicato, de estar olhando para quem cuida, que é o cuidar de quem cuida, é a melhor forma de prevenir doenças, prevenir a perda do sentido da vida das pessoas, que estão na ponta trabalhando. O olhar atento a quem cuida, de uma forma ou de outra, estou cuidando daquelas pessoas, que estão sendo cuidadas, porque se eu não cuido de quem leva o cuidado, o afeto, o profissionalismo, eu tenho uma grande tendência de prejudicar isso na ponta. Se o profissional não está bem, como ele vai cuidar bem? (…) É um projeto digno de muito elogio e que permaneça, que não perca essa questão de poder estar na ponta, escutando o trabalhador, que é estar cuidando de quem cuida”, salientou.

Resultados

Os agentes funerários que participaram do encerramento das atividades do projeto Sensibilizar agradeceram o apoio recebido e citaram melhorias importantes no ambiente de trabalho. Destacam a importância de expandir a iniciativa para os demais trabalhadores da Prefeitura.

Gláucio Vitor elogia projeto e destaca que proposta deve atingir todos os servidores da Prefeitura

O servidor Gláucio Vitor, que tem 11 anos de serviço municipal, e desde fevereiro  atua no Serviço Municipal do Luto como agente administrativo,  disse que o projeto foi muito importante ao trazer uma reflexão mútua e melhorias no local de trabalho. “O projeto trouxe uma reflexão mútua, essa leitura acolhedora da equipe do Cresst gerou reflexo imediato com a equipe. Tivemos oportunidade de compartilhar, de ter contato com profissionais, que estão em horários diferentes, houve uma integração dentro da escala de trabalho. Os relatos, testemunhos que as pessoas trazem e compartilham possibilita fazer uma melhor reflexão e até mesmo propostas, nesta troca de experiências, para aprimorar o trabalho, para aprender a acolher mais os familiares, que buscam o atendimento”, apontou.

Gláucio, que tem formação em Administração, ressalta a importância dessa integração dos trabalhadores e torce para que o projeto continue na próxima gestão municipal e atinja mais servidores.

Projeto Pioneiro

Ivan Morais apontou várias melhorias no local de trabalho

Há dez anos, Ivan Morais  é servidor público municipal e nesse período sempre atuou como agente funerário. Ele conta que durante toda essa trajetória no Serviço Municipal do Luto  foi a primeira vez que  o local teve  um projeto com essa proposta de escuta e integração dos servidores.  “É realmente um projeto de sensibilização, um projeto pioneiro e com certeza, aguardamos para que no ano que vem continue sensibilizando  os demais setores da prefeitura”, comentou.

Questionado sobre as melhorias no local de trabalho, rotina e integração dos trabalhadores, após as reuniões do Sensibilizar,  Ivan citou vários avanços.  “Melhorou a rotina, a questão predial, o atendimento, a questão da humanização do ambiente de trabalho, onde todos estão no mesmo foco e na mesma visão”, disse Ivan.

O servidor também acredita que é fundamental a continuação do projeto, atingindo os demais setores da Prefeitura. “Hoje o déficit da questão humana, o setor público é muito desvalorizado devido ao atendimento burocrático. O fato de estar humanizando e gerenciando isso é importante sim ampliar para todos os setores e também fazer com que realmente o assistido ou aqueles que necessitam do poder  público, seja em qualquer âmbito, veja que ali (serviço público)  também tem seres humanos”, finalizou.

Covid-19

Jonathan Souza, coordenador do Serviço Municipal do Luto, disse que equipe só tem a agradecer a equipe do projeto Sensibilizar.

Jonathan Souza, que é coordenador do Serviço Municipal do Luto, citou  um resultado importante alcançado pelo setor,  que não teve nenhum afastamento de trabalhador por contaminação pelo Covid-19.  Ele atribui o resultado positivo a esse apoio do Cresst a respeito do uso dos Epis, a colaboração de profissionais da Secretaria de Saúde com a orientação em relação ao combate ao Covid-19 e a integração de toda equipe de servidores.  “Estamos fazendo o trabalho da forma legal, tendo as cautelas para não correr esse risco e com a ajuda de todos os funcionários estamos nesta luta de prevenção aos servidores”, comentou.

O coordenador disse que só tem que agradecer a equipe do Sensibilizar. “A gente só tem agradecer o apoio, que  tivemos devido a essa situação, o pessoal do projeto Sensibilizar foi essencial para nós e vamos evoluir mais ainda no sentido de melhorias”, disse.

Financiamento

A enfermeira do trabalho, Inara Tavares, e a assistente social, Rafaela Silva, integrantes da equipe do Sensibilizar, falam da necessidade de financiamento do projeto.

O projeto concluiu os trabalhos no Serviço Municipal do Luto e agora continua com os profissionais da Policlínica, sendo que no local as reuniões tiveram início em agosto. A reportagem questionou a equipe do “Sensibilizar” se há a previsão de continuação do projeto na próxima gestão e expansão para outros setores. Em resposta,  a equipe disse que o objetivo é sim continuar  e destacou a necessidade de financiamento por parte da Administração.  “A proposta é estender a outros setores, já temos demandas articuladas ao Cresst de duas unidades de saúde. Entretanto, estamos vinculados a Semad e precisamos saber se é do desejo da próxima administração a manutenção deste trabalho. Outro ponto importante é sobre financiamento, que desde o início todos os investimentos foram feitos por nós da coordenação do projeto, e de alguns parceiros que nos ajudaram ao longo dessa caminhada, inclusive o Sintram. Entendemos que o projeto é de suma importância, dando voz aos trabalhadores e promovendo saúde no trabalho, além de valorização profissional e consequente redução no absenteísmo” destacou Inara Tavares.

A assistente social, Rafaela Silva, também destacou a importância do projeto ter sequência na gestão municipal. “Será de extrema importância se for do desejo da próxima administração manter esse  projeto, inclusive o apoio financeiro para a gente poder manter. Como é tudo com muito cuidado, acolhida, existe sim os gastos necessários para se fazer algo, que seja mais acolhedor, mais coerente com a nossa proposta de cuidado com o servidor”, pontuou.

 

Sindicato

A equipe do projeto agradece o apoio do Sintram  e destaca que a reivindicação da diretoria  foi o pontapé inicial para esse trabalho que está sendo desenvolvido com o Projeto Sensibilizar. “Foi de fundamental importância a discussão provocada pelo sindicato no ano de 2019/2020. Com isso nasceu o Projeto Sensibilizar. O Sintram sempre tem nos apoiado e principalmente, reconhecido o nosso empenho para com projeto”, comentou a enfermeira, Inara Tavares.

O vice-presidente, Wellington Silva, que representou a diretoria do Sintram na discussão dessa necessidade de promover ações voltadas para promoção da saúde mental e física dos servidores, parabenizou os resultados alcançados pela  equipe. “Ficamos muito felizes com esse retorno positivo do projeto, sabemos que o servidor precisa sim ter ações permanentes voltados para preservação da saúde e construção de um ambiente de trabalho saudável. A maior parte da nossa vida é dedicada ao trabalho, então esse olhar humano que o Projeto Sensibilizar traz sem dúvida é fundamental e os elogios e reconhecimento da importância do projeto pelos servidores apontam que deve ser um projeto permanente dentro da administração”, disse.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, disse que o sindicato é parceiro e continuará apoiando as iniciativas do Cresst voltadas para valorização e preservação da saúde/ vida dos servidores. “O Sintram é parceiro do Cresst em várias iniciativas voltadas para o trabalhador, como o Revele Seu Talento, a Rota da Saúde e agora o Sensibilizar e  vamos  sim levar para a futura administração essa necessidade de continuação do projeto, que deve ser intensificado e estendido a todos os servidores. Parabenizamos a equipe do Cresst e contem conosco com certeza no próximo ano”, declarou.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram

Veja outros registros dos encontros, que encerraram as atividades do Projeto Sensibilizar no  Serviço Municipal do Luto da Prefeitura de Divinópolis: