Projeto Fazendo Arte supera a crise e encerra o ano com chave de ouro

Mais de três mil pessoas assistiram ao 5º Festival de Artes

O Projeto Fazendo Arte, que atende a quase dois mil jovens de Divinópolis oferecendo uma série de atividades culturais e formando novos artistas em diversas modalidades, esteve para ser fechado no ano passado. Alcançado pela crise financeira, o Projeto perdeu o seu principal patrocínio e a possibilidade de encerrar as atividades quase se tornou realidade.

A crise ameaçou o Projeto, quando a proposta do Fazendo Arte não foi aprovada pelo Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Por meio de uma comissão criada pelos pais e do apoio de algumas entidades, a continuidade do projeto tornou-se viável em 2018.

Os jovens fizeram apresentações emocionantes

Nesse período de crise, o projeto não parou e atendeu centenas de crianças e adolescentes.  Já em 2019, o Fazendo Arte começou a primeira etapa com recurso disposto pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG). Além disso, o Fazendo Arte continuou com a parceria da Gerdau, que incentiva esse projeto há 10 anos. “Superamos, com muita garra e disposição, todos os obstáculos de 2018. A contribuição da comissão de pais e de parceiros foi essencial para continuidade de um dos maiores projetos de Divinópolis”, afirmou a coordenadora do projeto, Lenir de Castro.

O projeto incentiva a arte desde 2001. A gestão do Fazendo Arte é da Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa), além de ter o apoio da Prefeitura de Divinópolis. Centro Diocesano de Divinópolis, TJMG e comissão de pais são parceiros do Fazendo Arte. Teatro, balé, jazz, violão, viola, danças folclóricas e hip-hop, são as oficinas do Fazendo Arte, que atende a jovens de 8 a 19 anos.

ENCERRAMENTO

As dificuldades foram superadas e no último sábado, aconteceu na Praça do Santuário o 5° Festival de Arte. O evento foi marcado pela emoção e superação dos alunos, professores e levou mais de três mil pessoas a acompanharem o desempenho artístico de quase 700 jovens em palco profissional.

O festival encerrou as atividades do projeto em 2019. A apresentação foi uma resposta as dificuldades vencidas no ano passado. “O festival foi lindo, carregado de emoção, primeiramente pela superação de muitos alunos, a alegria de milhares de pessoas que se encontravam na praça, e também por termos conseguido superar as dificuldades neste ano”, destacou a coordenadora, Lenir de Castro.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram