Profissionais da Educação podem mostrar talento poético no 2º Concurso Literário da Noite da Poesia Especial

No período de 2 de setembro a 4 de outubro estarão abertas as inscrições para o II Concurso Literário da Noite da Poesia Especial – Educação 2019, em uma promoção conjunta da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, Câmara Municipal de Divinópolis,  Centro de Referência dos Profissionais de Educação – CRPE  da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis – Semed, Academia Divinopolitana de Letras, Sintram, Sintemmd, Sinpro-MG e SindUte.  O objetivo do concurso é divulgar e estimular o exercício da arte da escrita de poemas, sendo que poderão se inscrever trabalhadores da rede municipal, estadual, federal (Cefet) e privada.

O servidor municipal Cláudio Guadalupe, que faz parte da Comissão organizadora, explicou que o encerramento do concurso será realizado no dia 24 de outubro, às 18h, no Estrela do Oeste Clube, data em que será realizada a “Noite Especial da Poesia – Educação – 2019”, com exposição dos poemas, premiação dos participantes e show com a banda Peso Bruto ao final do evento.

A premiação será distribuída em duas categorias: 1) alunos da rede municipal que participaram esse ano das Olimpíadas de Português; 2) trabalhadores das redes municipal, estadual, federal (CEFET) e privada de Divinópolis. Os primeiros cinco premiados de cada categoria receberão a “Comenda Paulo Freire” (Patrono da Educação Nacional), uma obra literária e poderão ler ou declamar sua poesia no evento.

Ainda de acordo com o regulamento do evento, o tema para a produção dos poemas é livre. O formato do texto deverá seguir as seguintes regras: folha de papel A4, digitado de um só lado da folha, espaço 1,15, fonte Arial 12, acondicionados em um envelope.  Cada texto deverá ter no máximo duas páginas, constando logo abaixo do título, o nome do concorrente, endereço completo e telefone. O envelope deverá conter na parte externa, menção ao concurso (II Concurso Literário da Noite Especial da Poesia – 2019), categoria e título dos trabalhos e nome do concorrente.  Os participantes deverão entregar os envelopes lacrados no período de 02 de setembro até às 17h do dia 04 de outubro, na sede dos sindicatos participantes (Sintram, Sintemmd, Sinpro-MG e Sind-Ute) e na Biblioteca Ataliba Lago.

NOITE DA POESIA

Cláudio Guadalupe afirma que a “Noite de Poesia” é uma atividade mensal na agenda da Biblioteca Pública Ataliba Lago, ocasião em que se reúne um grupo de pessoas, que são amantes da poesia, para declamar/ler poemas. O encontro, que tem mais de 30 anos de história, geralmente acontece na segunda quinta-feira de cada mês.  “Sempre chamamos outros públicos para participar da noite, escolas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, outras escolas, instituições que trabalham com a cultura em Divinópolis, a gente sempre está fazendo parcerias no sentido de ampliar a  participação das pessoas na noite da poesia”, explicou Cláudio.

AMPLIAçãO

Neste sentido de ampliação da participação, Cláudio explica que no ano passado foi realizada uma “Noite da Poesia especial para a Educação”, em uma parceria Biblioteca e Sindicatos da Educação. Na oportunidade, houve a participação de alunos e professores e foi entregue pelos sindicatos a “Comenda Paulo Freire”, Patrono Nacional da Educação, às pessoas que participaram do evento. “Há dois anos, nós temos popularizando mais a Noite da poesia, com participação de vários segmentos e essa Noite da Poesia Especial da Educação é uma ideia de integrar a poesia com a Educação. Na época, a gente até falou que era duas paixões que a gente tinha: a paixão pela poesia e a paixão pela educação”, explicou.

COMEMORAçãO

O servidor explica que a partir dessa “Noite Especial da Educação” surgiu a ideia de continuar o Projeto. A data 24 de outubro foi escolhida, já que tradicionalmente em Outubro é comemorado o “Dia do Professor”, porém Cláudio destaca que a participação não é restrita aos professores, mas abrange todos os profissionais do ambiente escolar. “Não é só professor não, é a servente, a bibliotecária, qualquer profissional da Educação da rede pública municipal, estadual, federal e privada, ou seja, profissionais da Educação, que gostem de ler poesias e que escrevam”, disse.

Segundo Cláudio o evento será oportunidade de valorização dos trabalhadores da Educação. “A ideia é correr as escolas em setembro, chamando os profissionais, falando com eles a importância de participarem, de mostrarem seu valor, os aposentados também podem participar, ou seja, todos os trabalhadores, para que eles possam ter o momento ali de mostrar a sua poesia, ler ou declamar o seu poema”, disse. Também no encerramento do concurso será dada oportunidade para que outras pessoas possam ler seus poemas ou declamá-los, através de inscrições.

LIVRO

Também como fruto do projeto, Cláudio Guadalupe explica que será trabalhada a busca de parceiras para publicação de um livro. “Todos que participarem do concurso terão seus textos publicados, é uma forma de incentivar as pessoas. A ideia é fazer uma coletânea tanto dos textos dos alunos que participaram das Olimpíadas como do Concurso dos trabalhadores da Educação. Se conseguirmos os recursos agora a gente pode até publicar no dia 24 de outubro, mas se não for possível, logo depois teríamos um momento de entrega desse livro”, disse.

COMISSãO

Dez dias antes do término das inscrições, a Comissão Julgadora irá avaliar e selecionar os trabalhos, classificando-os, considerando correção vernácula, inexistência de plágio e outros critérios a juízo da Comissão. “Iremos entrar em contato para que o participante possa ter conhecimento se foi vencedor. Iremos convidar também todos os participantes para que possamos fazer o registro fotográfico junto ao texto, porque iremos expor todos os textos também. A ideia é fazer um cordão poético para que as pessoas possam ver e a gente ter também o momento de conversar  com essas pessoas, no sentido de  articular mesmo a publicação do livro”, finalizou.

SINDICATOS

Claudio destacou que hoje o envolvimento dos sindicatos é fundamental neste projeto. “Hoje o movimento sindical vive uma queda de ação, e nós estamos vendo uma época muito difícil de corte de direitos. O projeto é uma forma de aproximação do  sindicato ao cidadão filiado, levando o lazer, a cultura, fazendo a pessoa pensar politicamente a sua vida,  a educação, dando a oportunidade para que os profissional fale um pouco o sente, o que percebe,  o que está acontecendo no mundo da educação. Então a ideia é essa: envolver os sindicatos , envolver as categorias, envolver as pessoas para ter uma noite especial da educação”, finalizou.