Professores da rede estadual de ensino de Divinópolis retornam às aulas na próxima segunda-feira

Após 39 dias de greve, os professores da rede estadual de ensino retornam às aulas na próxima segunda-feira (18). Segundo a diretora de Comunicação da regional de Divinópolis do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação  (SindUTE), Maria Catarina Laborê, em Divinópolis, 22 das 36 escolas estaduais ficaram totalmente paralisadas durante esse período, havendo adesões pontuais de professores de outras unidades.

Os professores decidiram retornar às aulas na próxima segunda-feira após a Assembleia Legislativa derrubar por 54 votos a favor e três contrários o veto do governador Romeu Zema ao Projeto de Lei que concedeu 14% de revisão salarial para os professores. Com a derrubada do veto, segundo Maria Catarina, a educação recupera direitos constitucionais.

A volta às aulas em Divinópolis foi decidida em assembleia dos professores na manhã desta quarta-feira (13), ocorrida no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram).  Ao final da assembleia, Maria Catarina fez um agradecimento especial ao Sintram, que segundo ela “muito tem contribuído com a categoria”. O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, representando a diretoria, afirmou que o Sintram estará sempre à disposição dos professores da rede estadual.

De acordo com Maria Catarina, os professores estaduais vão se manter mobilizados. “Precisamos avançar na luta em defesa dos nossos direitos e contra o projeto mercadológico do governo Zema”, afirmou. Ela disse, ainda, que na segunda-feira, 18, todas as escolas da rede estadual de Divinópolis funcionarão normalmente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
Assembleia dos professores da Rede Estadual de ensino na manhã desta quarta-feira (13) no auditório do Sintram (Crédito: Jotha Lee)