Primeira reunião entre sindicatos e Prefeitura de Divinópolis para discutir campanha salarial termina sem acordo

Um mês após a assembleia dos servidores municipais de Divinópolis que definiu a pauta de reivindicações da campanha salarial 2020, aconteceu na tarde desta quinta-feira (05) a primeira reunião que marcou a abertura das negociações. Foi uma reunião conjunta, da qual participaram representantes do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), do Sintemmd (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Divinópolis) e da comissão de servidores eleita para acompanhar as negociações. Pelo Sintram participaram a presidente Luciana Santos, o secretário geral Demetrio Bento da Cruz e a conselheira Lucilândia Monteiro, além de Darly Salvador, Lourdes Lopes e Claudemir Cunha, da Comissão de Servidores. O Executivo foi representado pela secretária de Fazenda, Suzana Xavier, o procurador geral Wendell Santos e pelo assessor de governo Roberto Chaves.

Foi uma reunião marcada por momentos tensos, especialmente diante do posicionamento do município em relação à pauta de reivindicações dos servidores. A secretária de Fazenda, Suzana Xavier, informou aos sindicalistas que a Prefeitura não tem mais capacidade de endividamento e que até mesmo a concessão simplesmente do gatilho exigirá um grande esforço para garantir a folha de pagamento. Disse ainda que na visão do Executivo os servidores municipais não tiveram perdas salariais nos últimos anos.

A contraproposta apresentada pela administração foi repudiada pelos sindicalistas e Comissões de Servidores. Ficou acertada uma nova reunião para a próxima segunda-feira (09), com a promessa de que o Executivo apresentará outra proposta, que será considerada oficial pelos sindicalistas e levada para discussão e deliberação dos servidores através de assembleias dos servidores do quadro geral e também dos profissionais da educação.