Presidente do Sintram pede documentos oficiais para acompanhamento das contas do município

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, encaminhou ofício à secretária municipal de Fazenda, Suzana Xavier. O documento informa a realização de assembleia dos servidores municipais para esta quinta-feira (7), que terá como principal assunto da pauta a tomada de uma decisão sobre eventuais medidas a serem adotadas pelo Sindicato em função do atraso no pagamento do 13º salário. A presidente pede, ainda, que seja enviada ao Sindicato semanalmente a documentação da movimentação financeira do município (entrada e saída de recursos).

O ofício foi entregue pela diretora Geise Silva diretamente á secretária Suzana Xavier (Credito: Jotha Lee/Comunicação Sintram)

Luciana Santos esclareceu que a documentação é necessária para que o Sindicato repasse ao servidor a informação correta sobre a situação financeira do município. “Estamos acompanhando com muita atenção a situação do município, mas muitas vezes temos dúvidas que só a documentação oficial pode esclarecer. Além do mais, a informação oficial do município nos permitirá passar ao servidor os dados corretos, já que a Prefeitura fala em uma crise profunda, mas oficialmente não temos uma documentação que comprove isso. Não estamos colocando em dúvida a palavra oficial, mas queremos dar ao servidor a informação com exatidão para que cada um possa tirar suas próprias conclusões”, esclareceu a presidente.

 

O ofício encaminhado pela presidente foi entregue diretamente à secretária de Fazenda pela diretora de Formação Sindical, Geise de Fátima Silva. Na rápida conversa com a secretária de Fazenda, a diretora do Sintram ouviu as mesmas justificativas já dadas pelo município para o atraso e parcelamento de salários. Suzana Xavier disse que o novo governo do Estado não está cumprindo seu compromisso e os repasses dos recursos à Prefeitura continuam sendo feitos muito abaixo dos valores reais. A secretária também afirmou que não é possível fazer uma programação para o pagamento dos salários, pois a Administração nunca sabe qual o valor dos repasses e quando serão repassados.

PAGAMENTO

Em nota oficial publicada no final da tarde desta terça-feira (5), a Prefeitura confirmou o pagamento integral dos salários de janeiro para esta quarta-feira (6). Segundo a nota, “o pagamento se dá graças às ações emergenciais de contenção financeiras adotadas pelo Governo Municipal uma vez que o repasse de ICMS que deveria ser feito pelo Governo Estadual só se deu em 50% depositado do valor programado”.