Presidente do Sintram concede entrevista a Rádio Minas e TV Candidés e aborda temas de interesse dos servidores

Na manhã de hoje (22/11), a presidente do Sintram, Luciana Santos, participou do Programa “Bom Dia Divinópolis”, apresentado pelo jornalista Flaviano Cunha pela Rádio Minas e TV Candidés. Na ocasião, a presidente abordou vários assuntos de interesse dos servidores municipais. Entre os temas abordados, Luciana explicou as ações do sindicato relativo a promoção da  saúde dos servidores, a luta do sindicato contra a PEC 32 – Reforma Administrativa e o fortalecimento da representação do Sintram com a sua recente eleição para ocupar a Secretaria de Migração da Confederação Latino Americana e Caribenha de Trabalhadores do Estado (Clate), organização sindical internacional voltada para os servidores públicos.

O primeiro tema abordado na entrevista foi relativo à saúde dos servidores municipais, bandeira que o sindicato sempre trabalha junto às administrações municipais, cobrando condições de trabalho adequadas e os devidos Equipamentos de Proteção Individual – Epis. Em Divinópolis, o sindicato, desde a última gestão municipal, mantém parceria com o Centro de Referência a Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst para ações de promoção a saúde física e mental dos servidores. Especialmente neste ano, o sindicato foi parceiro do órgão em ações relativas ao Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, e agora no Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. Uma série de ações estão programadas com objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de fazer a prevenção da doença.

Luciana disse que é importância incentivar a quebra de preconceito, desmistificando o exame de próstata, visto que o diagnóstico precoce, evita o falecimento prematuro de muitos homens. A líder sindical destacou que as ações do sindicato em parceria com o Cresst da Prefeitura de Divinópolis têm início nesta quarta-feira 22 e finalizam na sexta-feira (26). “O alerta não é somente para os servidores, mas para os homens de modo geral, que se cuidem, procurem o posto de saúde, façam o exame”, disse. Clique aqui e confira programação completa.

PEC 32

A presidente também abordou os prejuízos da Reforma Administrativa – PEC 32, que está em tramitação no Congresso Nacional. A presidente alertou que a proposta apelidada de “PEC da Morte” irá não só prejudicar os servidores públicos, mas a população de modo geral, já que se aprovada, desobriga o Estado com garantia de direitos básicos para a população, como saúde e a educação. Ou seja, se o projeto for aprovado os serviços públicos serão repassados para empresas privadas sem compromisso com um serviço gratuito minimamente estruturado, mas sim com o lucro.

Além disso, a presidente alertou sobre o fim da estabilidade, o fim dos concursos públicos como critério de seleção e o preenchimento dos cargos por indicações políticas, o que prejudica o combate a corrupção, bem como a qualidade dos serviços prestados à população. A líder sindical disse que é preciso que a população pressione os deputados federais, contra  medida que representa o desmonte do serviço público.

CLATE

Também na entrevista, o jornalista Flaviano Cunha abordou a recente eleição da presidente Luciana Santos para compor o Comitê Executivo da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores do Estado (Clate), organização sindical internacional. Com 54 anos de fundação, a Clate conta com 87 organizações nacionais filiadas, diretamente ou por meio de federações, e está presente em 18 países da América Latina e do Caribe, abrangendo mais de cinco milhões de trabalhadores do setor público filiados aos sindicatos de base.

A líder sindical disse que tem a grata satisfação de representar o Sintram no patamar que a instituição merece, ou seja, em âmbito internacional, já que é um sindicato representativo e que realmente trabalha diariamente em defesa dos servidores públicos municipais de Divinópolis e mais 36 cidades no Centro Oeste. A presidente citou que muitos sindicatos fecharam as portas com a reforma trabalhista devido a extinção da contribuição sindical obrigatória, mas ao contrário disso o Sintram vem crescendo a cada dia a sua representação, mostrando a sua força em defesa do funcionalismo. A presidente finalizou agradecendo o espaço no programa e convidando os servidores para participarem do dia a dia do sindicato,  já que é esse somatório de forças, que faz  a instituição forte.

Confira vídeo com a entrevista completa no link:https://www.sistemampa.com.br/tv-candides/presidente-do-sintram-faz-um-convite-para-acoes-do-novembro-azul-e-comenta-eleicao-para-clate/

 

Texto/Foto: Flávia Brandão
Comunicação Sintram